São Paulo
Agora vai. É com esse pensamento positivo que jornaleiros de São Paulo encaram o efeito da goleada do Brasil por 4×0 na estreia na Copa do Mundo feminina em seus negócios —mais especificamente, na venda de álbuns de figurinha da competição, que estão encalhados nas bancas.
A esperança é que, motivados com a boa apresentação da equipe de Pia Sundhage, brasileiros comecem suas coleções. Lançadas no início de junho pela Panini, as figurinhas de Marta, Ary Gomes e sua turma ainda não “pegaram” entre crianças e adultos e, para os vendedores entrevistados, os motivos para leste desinteresse são dois: preço e lacuna na estratégia de divulgação.
Ana Maria Pellegrini, dona da carteira República, no bairro de mesmo nome, no meio de São Paulo, relata a baixa procura pelos cromos. “Estou vendendo há um mês e só saíram 20 álbuns e umas 1.000 figurinhas, o que é muito menos se pensarmos no ano pretérito [na Copa masculina]”, conta ela, já puxando pela memória alguns números. “Naquela idade, [vendi] uns 1000 álbuns, fora as figurinhas, que saíam bastante. Lembro que, em um sábado, recebi 150 álbuns e, no domingo, já não tinha mais”.
O valor por pacotinho de figurinha continua o mesmo da Despensa do Mundo Masculina, R$ 4. Já o álbum, com 80 páginas, pulou de R$ 12 para até R$ 15 em algumas bancas, num aumento que chega a 25%. Em capote dura, pulou de R$ 44,90 para R$ 54,90 (não é tabelado, em algumas bancas há ofertas, mas leste é o preço padrão). Há, no entanto, uma boa novidade no mundo das figurinhas da Despensa leste ano: uma versão digital do álbum, que pode ser adquirida no site da Fifa.
O F5 conversou com funcionários de bancas em dissemelhante bairros de São Paulo na tarde desta segunda-feira (24), logo posteriormente a vitória da seleção brasileira. Todos foram enfáticos ao afirmarem que as vendas andam muito aquém das registradas na Despensa masculina. “Ano pretérito acho que vendi 100 milénio figurinhas, esse ano até agora não vendi nem 300”, diz Fábio Teixeira, da Secretária Paulo Afonso, na região da Santa Cecília.
Até na Secretária Pacaembu, em frente ao estádio de mesmo nome e onde funciona o Museu do Futebol, funcionários relatam que a procura anda muito aquém do esperado, ainda mais se levarmos em consideração o público que circula por ali: em grande secção, gente que patroa o futebol.
No termo de semana, o estoque chegou a permanecer zerado —o que não necessariamente indique um clamor popular pelas figurinhas: os 80 pacotes que a carteira havia recebido foram comprados pela mesma pessoa.
Os comerciantes afirmam que a baixa procura pode ter sido prejudicada pela pouca divulgação por secção da Panini. O problema pode ter afetado o movimento na Secretária Maria Elisa, na região mediano. A funcionária Nicoly Oliveira conta que eles não receberam nenhuma placa ou banner. Nem para a secção interna da loja.
“Quem comprou a maioria das figurinhas foi um senhor que vem sempre cá, o resto foi uma ou outra pessoa. Saíram 40 pacotes na semana passada e 40 na retrasada. Muito dissemelhante do ano pretérito, que vendemos mais de 2.000 álbuns”, diz. Ela afirma que as vendas começaram há três semanas e que, até agora, saíram 25 álbuns, além destes 80 pacotes —e mais zero.
Ana Maria, da carteira República, também percebeu a diferença na divulgação dos álbuns masculinos e femininos por secção da Panini. “Ano pretérito, recebemos cartazes e placas para anunciar os álbuns e figurinhas, esse ano, nem isso. Hoje temos só isso daqui, logo colocamos na secção de dentro”, conta, apontando para um pequeno papel em formato rotundo com exclusivamente uma foto da capote do livro.
Em nota, a Panini reconhece a baixa adesão do público, mas nega lacuna no marketing. “A procura pelo álbum e suas figurinhas ainda não está no nível que ocorre com o futebol masculino”, afirma. “Mas entendemos que, com o progressão da Despensa, o ponto tende a permanecer ainda mais em subida e o cenário mudar”.
A empresa diz ainda em seu enviado que “investiu poderoso” em diferentes frentes de mídia, porquê TV, rádio e internet via influenciadores, além de trabalhar o resultado junto a atletas da seleção e de ter distribuído “uma série de materiais para os pontos de vendas, de convenção com as vendas do primeiro período.”