A pandemia de Covid-19 mudou para sempre os hábitos de consumo dos brasileiros. Mesmo passados mais de um ano do término das medidas de isolamento social e plena retomada da economia, o indumento é que nenhum empreendedor que pretende transfixar o próprio negócio pode desleixar das estratégias digitais. Estar conectado e capacitado para usar as novidades tecnológicas é uma das necessidades das micro e pequenas empresas. Entre essas ferramentas está o WhatsApp.
A Meta, empresa controladora das plataformas do Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, tem apostado em uma série de melhorias do WhatsApp Business, app de conversas voltado a empresas.
“A instrumento já ultrapassou 200 milhões de usuários e recebeu recentemente dois novos recursos, que contribuem para ações de divulgação e relacionamento dos pequenos negócios”, reforça a técnico em Mercados e Transformação Do dedo do Sebrae Janaína Camilo.
Uma das novidades é a funcionalidade que permite gerar “anúncios de clique” no Facebook utilizando o WhatsApp Business. Os anúncios publicados pela empresa são acessados pelos usuários do Facebook que, por meio de um botão no próprio teor divulgado, são redirecionados diretamente ao WhatsApp Business para atendimento.
Na prática, quando os usuários clicarem em qualquer proclamação, será ensejo uma conversa no WhatsApp para que os clientes tirem dúvidas sobre os produtos e efetuem compras. Com isso, deixa de ser obrigatório ter uma conta no Facebook dedicada a esse término, e as empresas interessadas na função precisarão unicamente cadastrar endereço de e-mail e método de pagamento.
Para Janaína, esse recurso beneficia os pequenos negócios, que normalmente não conseguem ter presença do dedo em vários canais. “A novidade possibilita uma maneira mais simples para anunciar seus produtos e serviços, permitindo entender uma base mais ampla de clientes”, ressalta a crítico.
Outra função que está em tempo de testes e deverá ser disponibilizada em pouco tempo, são as listas de transmissão personalizadas. Essa funcionalidade possibilitará às empresas automatizar o envio de lembretes, informes sobre promoções e felicitações por datas especiais para o cliente.
Será verosímil ainda incluir botões de call to action, agendar os disparos das mensagens ou enviá-las instantaneamente. “As novas funcionalidades certamente irão contribuir para que as pequenas empresas aprimorem o relacionamento com seus clientes e alcancem melhores resultados de conversão de venda”, conclui Janaína.
Já sabe uma vez que utilizar o WhatsApp Business? Basta seguir alguns passos simples.
- Baixe o aplicativo Whatsapp Business, que é dissemelhante do aplicativo de mensagens generalidade (Whatsapp);
- Confirme o número de telefone, e permita o chegada aos contatos e fotos;
- Crie um perfil mercantil da empresa, e adicione as informações importantes sobre a empresa, uma vez que endereço e horário de funcionamento.