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Conheça as oito principais tendências para os pequenos negócios em 2024 | ASN Nacional

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Um e-book que detalha as tendências de mercado que influenciarão o comportamento do consumidor em 2024 promete ser um coligado importante dos donos de pequenos negócios no próximo ano. O objetivo é ajudar esses empreendedores a adotarem medidas que os ajudem a crescer em um mercado competitivo e, ao mesmo tempo, os tornem assertivos nas tomadas de decisões.

“O Sebrae, uma vez que sexta marca mais potente do país, atua para estribar os empreendedores na gestão e na cultura empreendedora, além de trabalhar permanentemente na melhoria do envolvente de negócios. O cenário de negócios está em metódico evolução e entender essas mudanças é fundamental para antecipar as demandas e se ajustar. Pensar de forma inclusiva, inovadora e sustentável é atuar conforme as exigências deste mundo em metódico mudança”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O material também apresenta uma série de dicas de uma vez que os donos de pequenos negócios podem aproveitar as tendências e alavancar as suas vendas no próximo ano. Entre as sugestões estão o foco na experiência vivida pelo consumidor ao comprar os produtos e serviços, a segmentação da estratégia de concordância com o perfil do público e o reforço da presença e o poder das redes sociais. Empoderar a equipe e investir em estratégias que atraiam a geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995) também são alguns dos conselhos sugeridos no e-book.

Acesse o e-book.

Principais tendências:

  1. Otimismo – O consumidor brasiliano demonstrou um notável aumento no otimismo (43%), registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. (pesquisa da McKinsey deste ano).
  2. Redução de gastos – Tapume de 90% das pessoas reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e artigos para lar.
  3. Compras on-line X compras em lojas físicas – As lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Por isso, é necessário integrar canais físicos e digitais.
  4. Smart Power e a novidade visão global – Reflita sobre uma vez que as brigas entre países e o emergência de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar cá no Brasil.
  5. Sustentabilidade – As mudanças na forma uma vez que produzimos vigor e no jeito uma vez que usamos tudo a nossa volta vão afetar o que as pessoas decidem comprar.
  6. Compras com base em valores e visões de mundo – As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais nas suas decisões de compra.
  7. Do dedo – Essa revolução do dedo pode ser uma chance de entender mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada.
  8. Formato de trabalho – O home office e os avanços tecnológicos afetam as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam os seus padrões de compra e suas necessidades.
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