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Conexão Embratur: Minas Gerais recebe workshop para qualificar pequenas empresas de turismo | ASN Nacional

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Minas Gerais foi o segundo estado a receber o Workshop Conexão Embratur. O encontro, que aconteceu no início desta semana, dia 17 de julho, em Belo Horizonte, é fruto de uma parceria com o Sebrae Vernáculo, e tem uma vez que objetivo dar orientações e explicar estratégias a empresários, lideranças e representantes do trade turístico a término de melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em destinos brasileiros.

O estado mineiro é o maior do país em número de municípios e é bastante publicado pela gastronomia carregada de sabor. Em Minas, a Conexão Embratur recebeu mais de 30 operadores do turismo da região, entre gestores, empresários, operadores de viagens e representantes de diversos setores turísticos, uma vez que hoteis e restaurantes. Muitos destinos importantes do turismo mineiro estiveram representados, uma vez que a própria capital Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Divinópolis, Serra do Espinhaço e Rotação das Águas.

A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, esteve no workshop e afirmou que o pertencimento dos mineiros com o próprio território é uma boa vitrine para o turista internacional.

“Todos os participantes do workshop afirmaram que o melhor de Minas é a ‘mineiridade’. Ver que esse sorte tem essa coesão e se entende na própria mineiridade é muito bacana. A proposta é: uma vez que trasladar essa mineiridade em competitividade? Uma vez que fazer com que os turistas internacionais queiram vir e saber essa mineiridade? A gastronomia também está muito presente nessa narrativa desses empreendedores, desses gestores, pois BH é uma Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e é esse território do moca, da cachaça, dos doces, dos queijos premiados”, completou Jacques.

Nesse sentido, a Conexão Embratur é importante para preparar Minas Gerais para o mercado internacional, uma vez que afirmou a diretora de Promoção da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de MG, Priscila Isidoro.

“É fundamental as instâncias de governança Regionais e os municípios estarem muito preparados. A iniciativa é importante para que possamos promover o sorte Minas, capacitar o nosso trade e os nossos agentes para o mercado internacional, que está cada vez mais competitivo”, destacou a diretora.

Gerar estratégias para a promoção internacional do turismo mineiro, a partir do workshop, também está no planejamento de ação da gestora da IGR do Rotação Turístico das Águas, Flávia Ribeiro.

“A partir da oficina, iremos fabricar uma estratégia para que tenhamos dados e fazer o seguimento da promoção internacional, qualificando os receptivos, os locais das experiências e o poder público para atingir esse objetivo. É importante termos uma métrica de seguimento e transformação disso em recurso social no lugar onde a gente atua”, apontou.

Para o comentador do Sebrae em Minas Gerais, Vinícius Quintão, o estado tem todas as condições de entrar para o mercado do turismo internacional.

“O Sebrae já vem contribuindo com toda essa estruturação do turismo em Minas Gerais. Trazer o conhecimento da Embratur, os dados , as estratégias, os cases de sucesso irão auxiliam muito o trade, tanto na gestão pública, uma vez que o empresariado e alguns outros parceiros que temos no Sistema S, na procura por colocar, no mercado, produtos que vêm sendo estruturados há uma longa data. Nós temos, no estado, casos que vem galgando passos importantes para solidar a demanda em graduação regional e pátrio. O próximo passo é a internacionalização”, comentou Quintão.

Conexão Embratur

O primeiro estado a receber o workshop foi a Bahia. Em Trancoso, a oficina foi realizada pela coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, no último dia 4 de julho.

O Conexão Embratur pretende passar por todos os estados brasileiros ao longo desse ano. A teoria é oferecer uma capacitação qualificada abrangendo o trade de todo o país, uma vez que afirma o presidente da Escritório, Marcelo Freixo.

“Quase todo o trade turístico brasílico é formado por micro, pequenas e médias empresas, e esse trabalho em parceria com o Sebrae é fundamental para prometer que esses serviços atendam ao turista estrangeiro. É importante que esse viajante tenha entrada ao que há de mais eficiente em gestão, estratégia e sustentabilidade. As equipes também apresentam dados sobre os mercados estratégicos e as tendências mundiais, de forma que os nossos destinos estejam capacitados a oferecer serviços de superioridade”, reforçou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“O Sebrae está ao lado dos pequenos negócios e usa toda sua expertise e capilaridade para ajudar a impulsionar o turismo no país. Sabemos que toda uma calabouço de pequenos negócios é beneficiada pelas atividades turísticas e, quando preparamos esses empreendedores, geramos mais renda, trabalho e contribuímos para o combate da miséria do país”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O Sebrae, parceiro da Embratur nos workshops, também estará na frota de capacitação por todo o Brasil. A capital Vitória, no Espírito Santo, recebe a oficina do Conexão Embratur nesta quarta-feira (19).

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