Natal – Cinco startups que já estão com operações muito consolidadas no mercado lugar e pátrio garantiram o passaporte para concorrer à final do Desafio Sebrae Like a Boss 2023. Os negócios foram selecionados na lanço estadual do programa, que teve 24 startups inscritas e pré-selecionadas, competindo para as vagas oferecidas tanto na trilha de mercado doméstico quanto na trilha de internacionalização. Considerado a maior preparação de startups no Brasil, o Duelo Sebrae Like a Boss 2023 disponibiliza mentorias e suporte para a expansão de mercado brasílio ou internacional. A seletiva ocorreu neste sábado (27), durante o Startup Day 2023.
O Duelo Like a Boss é direcionado para startups que estão nas fases de operação e de tração. As que estão em estágio de operação podem se preparar via programa para expandir a atuação e chegar a outros mercados no país. Já aquelas enquadradas na período de tração, com tá nível de maturidade, recebem suporte para a expansão de mercado doméstico ou internacional. O programa Duelo Sebrae Like a Boss é uma parceria do Sebrae com o Instituto Inova Mais. Nos últimos quatro anos, a iniciativa atendeu mais de 4 milénio startups brasileiras com ações de qualificação gerencial e aproximação com investidores.
O Rio Grande do Setentrião terá três representantes na trilha de mercado doméstico, que visa preparar essas startups para obter todo o mercado pátrio: Outgo, UPSaúde e Amentoria. Os negócios foram escolhidos por uma secretária especializada, que avaliou o pitch de cada um dos inscritos.
“O Duelo Sebrae Like a Boss caiu exatamente nesse nosso momento de expansão, já que o programa atua junto a empresas que estão crescendo para todo o Brasil. A nossa expectativa é de poder narrar com a colaboração de mentores, parceiros estratégicos e, quem sabe, até de investidores para permitir que a empresa conquiste os objetivos de expansão para o mercado brasílio. Estamos muito empolgados”, declarou Breno Fontes, da OutGo, uma das selecionadas para a período final da competição.
A startup OutGo é uma plataforma para gestão e venda de ingressos e consumação em eventos, principalmente em festas e shows. Por meio do aplicativo para celular, permite que o organizador do evento faça todas as vendas e controle toda a gestão do evento sem trespassar do smartphone. A empresa está consolidada no mercado lugar e agora entra no processo de expansão para todo o Brasil.
O mesmo ocorre com a UPSaúde, outra vendedora da seletiva potiguar para a trilha mercado doméstico. Para o idealizador da empresa, Rodolfo Aragão, estar entre as selecionadas é uma oportunidade para resolver umas das principais dores de qualquer startup, que é a escalabilidade.
“Ter chegada a uma rede de visibilidade, network e investimentos é um passo muito importante para o momento que estamos. Acabamos de lançar novos produtos e superamos barreiras que nos credenciam a galgar um novo patamar de propagação. Logo, o programa nos colocará no lugar notório, no time notório e com as condições ideais para propagação da nossa empresa. Estamos muito animados e vamos investir para chegar até o final uma vez que empresa destaque com grande potencial de ser expandido”, estima Rodolfo Aragão, da Up Saúde.
Para a trilha internacionalização, o Rio Grande do Setentrião terá duas startups representando o estado na final do Duelo Like a Boss 2023: Seuboné e Freelas. Nessa modalidade, estão aqueles negócios que já tem uma atuação em todo o país e que buscam expansão para o mercado internacional.
Para o idealizador do SeuBoné, Marcelo Fruto, o Duelo Like a Boss pode simbolizar a porta de ingressão para as operações da empresa em outros países, principalmente os Estados Unidos. “Já conseguimos uma representatividade lícito cá, no Brasil, e a gente vê um mercado largo, principalmente nos Estados Unidos, onde acho que podemos chegar com uma competitividade potente”, projeta o empreendedor.
A startup potiguar atua na confecção de bonés com foco no atendimento ao cliente, visando atendê-lo de uma forma mais rápida e melhor. Desde a solicitação até o final, tudo é escoltado de forma automatizada.
“Estar no Duelo Like a Boss será super importante para o negócio nesses próximos passos de expansão internacional, que é uma zona muito cinzenta. Entendemos muito de Brasil, mas entendemos muito pouco de Estados Unidos ou de operação em outros países, desde a secção tributária, logística própria e até de concorrência. Acreditamos que o programa será um parceiro importante para essa atuação internacional. Estamos muito felizes de ter pretérito por essa lanço estadual e ansiosos para que tudo dê notório na período pátrio”, anima-se Marcelo Fruto.
Isso porque a seletiva do Rio Grande do Setentrião para o Duelo Like a Boss 2023 já assegura um período de preparação e séquito dos negócios aprovados, visando obter um bom desempenho na final da competição, prevista para ocorrer durante o Summit 2023, que será realizado em Florianópolis (SC). A experiência no Sebrae Like a Boss tem levado startups brasileiras a participarem de competições internacionais, contribuindo para perfurar portas no mercado e contribuindo para o reconhecimento em ecossistemas de inovação dentro e fora do país.
Seis representantes potiguares
Além das 5 selecionadas, também vai concorrer à final a startup potiguar Faceponto, que também se inscreveu para a seletiva estadual, porém, não precisou apresentar pitch por ter sido a vencedora do evento pátrio de inovação da construção social, o ENIC/Feicon, que aconteceu em abril, em São Paulo, tendo assim se classificado involuntariamente para a final pátrio. Dessa forma, o estado terá seis startups na seletiva da competição, um número recorde de participantes na história do RN no duelo.
“Tivemos 24 startups inscritas e participando da lanço regional. Dessas, cinco concorreram na trilha de internacionalização e 19 na de mercado interno. As duas da trilha internacionalização são startups que já estão em processo avançado de funcionamento dos negócios, nas fases de operação e de tração. Ou seja, são startups que já vivem os desafios de um negócio de base tecnológica no mundo real, que já estão rodando com equipes de funcionários, carteira de clientes e emitem nota fiscal. Mas, ainda assim, buscam o escora do Sebrae e mentorias mais qualificadas para se desenvolver no Brasil e em outros países”, avalia o gestor do Projeto de Startups do Sebrae-RN, Carlos von Sohsten.
O crítico do Sebrae continua a explicação. “Ou seja, são startups que já vivem os desafios de um negócio de base tecnológica no mundo real, que já estão rodando com equipes de funcionários, carteira de clientes e emitem nota fiscal. Mas, ainda assim, contam com o escora do Sebrae e com mentorias mais qualificadas para se desenvolver no Brasil e em outros países”, avalia Carlos von Sohsten.
De concórdia com o gestor, a seleção nessa lanço já garante para as startups um período de preparação, que pode acrescer muito para a visão das empresas e suas metas. “É um resultado importante e, agora, a gente vai trabalhar com essas empresas selecionadas para que tenham sucesso na seletiva pátrio, que gera networking e visibilidade em eventos nacionais e internacionais”, conclui Carlos von Sohsten.