Empresa atrasa pagamentos a hotéis e frustra clientes com viagens marcadas. Reclamações aumentam em sites João Ricardo Mendes, fundador da Hurb
Divulgação/Hurb
João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, vetusto Hotel Urbano, renunciou ao missão nesta segunda-feira (24), enquanto a empresa enfrenta dificuldades. No final da missiva de deposição, ele citou a música “Till I Collapse” do rapper Eminem e diz que é preciso encontrar força para “não desistir”.
Veja aquém o trecho:
“‘Cause sometimes you just feel tired, feel weak. And when you feel weak, you feel like you wanna just give up. But you got to search within you, and try to find that inner strength. And just pull that shit out of you. And get that motivation to not give up, and not be a quitter. No matter how bad you wanna just fall flat on your face and collapse.”
Veja a tradução:
“Porque, às vezes, você exclusivamente se sente cansado. Se sente fraco. E quando você se sente fraco, você sente vontade de desistir. Mas você tem que procurar dentro de você. Você tem que encontrar aquela força interno e tirar essa m* de dentro de você. E obtenha essa motivação para NÃO desistir e NÃO ser um desistente. Não importa o quanto você queira exclusivamente desabar de rostro no solo e desmaiar.”
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Problemas na empresa
Nas últimas semanas, alguns hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagem feitas pelo Hurb em seguida atrasos ou falta de pagamentos da plataforma. E muitos clientes usaram as redes sociais para reclamar de problemas com marcações de viagens, cancelamentos de voos e hospedagens.
Muitos deles compraram pacotes com data maleável, que costumam ser mais baratos que com data fixa. Neste padrão, os clientes escolhem três datas possíveis — sem descrever períodos de subida demanda — e a empresa se compromete a entregar passagens e hospedagem em uma delas.
Além de adiamentos em sequência, houve casos de quem chegasse ao direcção e estivesse com a suplente cancelada por falta de pagamento.
Procurado pelo g1, o Hurb afirmou que trata cada caso individualmente com hotéis e pousadas, e alegou que não pode dar detalhes específicos por questões legais. A empresa também disse que oferece atendimento por chat, e-mail e telefonemas agendados para resolver problemas enfrentados por viajantes que tiveram as hospedagens canceladas.
Hurb
Divulgação/Web Summit
Mas dois donos de pousadas e cinco viajantes disseram ao g1 que não conseguiram resolver os seus casos por esses canais. Um dos empresários acabou sendo pago dias depois de anunciar nas redes sociais que não aceitaria mais reservas vindas do site.
O Hurb é classificado porquê “ruim” pelo site ReclameAqui, onde a empresa tem mais de 29 milénio reclamações protocoladas nos últimos seis meses. A avaliação média tem nota 5,8 de 10.
Em meio à polêmica, foram divulgados vídeos João Ricardo Mendes, agora ex-CEO da empresa, xingando, ameaçando e expondo dados de um cliente em um grupo de funcionários da empresa no WhatsApp. Ele também já tinha publicado outro vídeo em suas redes sociais no qual debochava das reclamações de clientes.
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Epístola de repúdio
Na missiva, Mendes diz que o atual mentor universal Otávio Brissant assumirá o missão de CEO interinamente a partir das 23h59 desta segunda. Ele segue, no entanto, porquê responsável permitido e principal acionista da companhia.
“Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do ‘João Ricardo Mendes’ e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu”, escreveu o empresário em sua missiva de repúdio.
“Está evidente que nascente evento é um revérbero de mim – e as críticas que recebi são um poderoso lembrete de que devo mudar fundamentalmente porquê líder e crescer. “Esta é a primeira vez que estou disposto a comportar que preciso separar o João ‘Pessoa Física’ do João ‘Pessoa Jurídica’, pois estou prejudicando muitas pessoas”, diz.