Dirigentes e técnicos das nove unidades estaduais do Sebrae na região Nordeste e do Sebrae Vernáculo estão em Fortaleza (CE) participando do Workshop de Planejamento Regional. A atividade, que acontece nesta quinta (15) e sexta-feira (16), é uma das etapas da elaboração do Planejamento Plurianual (PPA) do Sistema Sebrae. A proposta é, a partir da escuta dos representantes estaduais do Sebrae, estabelecer agendas prioritárias para o desenvolvimento da região Nordeste.
Na exórdio do evento, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou a forma de atuar descentralizada do Sebrae no país e a relevância de realizar um planejamento de forma regionalizada. “É fundamental buscar entender as particularidades de cada região, as tendências, respeitando as diferentes visões regionais. O nosso grande repto é conectar o que estamos discutindo com o que vai ser implementado lá na ponta.”
“Território é a palavra-chave para fazer esta ponte entre o presente real e o porvir que desejamos. Nascente não é um momento qualquer, é um marco de tudo que representamos para o nosso país, para a nossa gente. Cá, as diferenças se unem para edificar os sonhos dos pequenos negócios”, afirmou o presidente do Sebrae Vernáculo, Décio Lima.
O Nordeste é uma das regiões do Sistema Sebrae que apresenta mais resultados positivos, registrou o diretor-técnico Bruno Quick: “Um país continental porquê o nosso, com as diferenças que possui, precisa de planejamentos regionais. Nós só vamos conseguir conquistar leste sentimento mais perto da base e essa é a riqueza da colaboração”.
O superintendente do Sebrae/AL e vice-presidente da ABASE, Vinícius Lajes, contextualizou que o momento atual é propício para enfrentar os desafios econômicos de forma aliada com a inclusão e o combate às desigualdades. “Cá da região Nordeste podem trespassar boas reflexões para ajudar o Sebrae Vernáculo nesta construção”, completou Lajes. O encontro na capital cearense é o 4o Workshop Regional realizado pelo Sebrae leste ano. A próxima edição será na região Setentrião do país na próxima semana.