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Casa do Ivo inova em serviço de hospedagem | ASN Nacional

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Um cenário propício para empreender no segmento do turismo na região do Reles Amazonas levou o logo professor da extensão de Tecnologia da Informação a largar o serviço público e investir na extensão. Sisudo às necessidades do mercado e dos clientes, o empreendedor decidiu inovar na oferta de hospedagem e abriu a pousada Morada do Ivo. “O hóspede vem e, diferentemente de um hotel ou pousada tradicional, tem toda uma dinâmica de ambientação de uma mansão, com cozinha completa, extensão de serviço, lavanderia, extensão para churrasco, espaço kids e por aí vai. Esse é o nosso cerne, é oferecer uma ‘mansão’ acoplada ao quarto que é reservado”, destaca o empresário.

A proposta deu perceptível. Logo nos primeiros meses no mercado, a pousada ganhou destaque nas plataformas digitais, fazendo com que o empreendedor ampliasse o seu negócio.

“A coisa teve um sucesso tão grande e rápido, que logo nós estávamos nas plataformas de hospedagem, uma vez que Airbnb e Booking. Já havia demandas muito grandes, um fluxo de hóspedes muito maior que a média universal da rede hoteleira, que era deficitária. Aí tive que fazer um investimento em um envolvente maior.”

Mas, o repto maior veio com a pandemia, que afetou de forma negativa o segmento de turismo, quando precisou se reinventar. A solução que o empreendedor tomou para não fechar as portas foi diminuir os custos. “Tivemos zero clientes por alguns meses, mas continuei na aposta de que uma hora ia voltar a engrenar. Portanto, continuei sozinho e sem equipe. Eu mesmo fazia o moca da manhã, arrumava, fazia os serviços gerais, era o gerente, fazia tudo, e tinha a ajuda da minha esposa”, lembra Ivo.

Atualmente, a Morada do Ivo tem duas unidades, no cento urbano de Santarém e em Alter do Soalho.

Parceria com o Sebrae

A parceria com o Sebrae no Pará iniciou quando Ivo decidiu deixar de ser professor e encetar a empreender. “Aproximei-me do Sebrae sítio, de Santarém, e caí de cabeça em cursos on-line para encetar a ajudar em coisas de que eu precisava. Eu já tinha espírito de empreendedor, mas a segmento burocrática e administrativa, eu não tinha noção”, conta o empreendedor.

No início do empreendimento, o quantia do Ivo e a receita da pousada se misturavam. “No início, uma vez que toda empresa pequena, o quantia do Ivo era o da pousada e vice-versa, não havia uma separação. Só fui mudar essa visão quando fiz os cursos do Sebrae, de fluxo de caixa e outros”.

No auge da pandemia, o Sebrae/PA também foi fundamental para que o empreendedor saísse do período de crise e desse a viradela necessária. Por meio de cursos e consultorias, Ivo conseguiu superar as dificuldades e retomar o sucesso da pousada.

“Tive que ir buscar cursos no Sebrae. Fiz cursos on-line de planejamento estratégico, gestão financeira, precificação que tratava de produtos e transacção em universal, mas peguei as ideias e adequei aos valores das diárias para uma pousada e funcionou muito muito”, explica.

Com o cenário de pandemia melhorando, a Morada do Ivo de Santarém voltou acrescer, surgiu a oportunidade de transfixar a primeira unidade em Alter do Soalho e, em seguida, o empreendedor se tornou presidente da Associação de Empreendedores de Turismo em Alter do Soalho (AETHA). “Hoje, nós temos uma pousada em Alter que está entre as mais muito avaliadas, que possui um maior fluxo de hospedagem dentro da média em universal”, comentou.

Clientes

Atualmente, os principais hospedes da Morada do Ivo são de Mato Grosso, que possuem um aproximação fácil pela estrada. Além deles, o empreendedor percebeu que as pessoas que residem em São Paulo e no Rio de Janeiro passaram a frequentar mais Alter do Soalho em seguida a pandemia.

Em relação aos hospedes estrangeiros, a verdade foi inversa. “Antes da pandemia, 1/3 dos hospedes eram estrangeiros e vinham de todos os lugares do mundo. Na pós-pandemia até os dias atuais, o número de estrangeiros diminuiu bastante, mais ou menos uma subtracção de 10% a 15%.”, destaca Ivo.

A taxa média de ocupação das pousadas na subida estação fica entre 89% e 92%, que é durante o período de seca do rio Tapajós (agosto a janeiro). O tempo de permanência vária de 3 dias a 3 meses. “A nossa média universal é de uma hospedagem de 3 dias, mas têm hospedes que passam 3 meses”, frisa.

Esse é um diferencial da pousada em relação aos hotéis. “Temos um índice cimalha de 30% do ano em que nós temos uma fatia grande de hospedagem corporativa, as pessoas vêm cá a trabalho, são estadias longas. Os hotéis não oferecem um envolvente para estadias longas, a minha pousada oferece um conjunto de comodidades que trazem a sensação de estar em mansão”.

“Cá é maravilhoso. A pousada é muito a face do sítio, muito simples, mas aconchegante. Você não se sente em um hotel, você se sente uma vez que se fizesse segmento do envolvente”, comenta o paulista que mora em Ubatuba, Ricardo de Paula, hospedado na pousada.

Ricardo conta que a escolha pela pousada foi por se um sítio aconchegante, seguro e atendimento personalizado. “Eu viajo bastante a trabalho. Estou sempre em hotel, pousadas e, a partir desse conhecimento que tenho do padrão que se tem de hotel e pousada, posso manifestar que cá é uma vez que se te abraçasse, é um tratamento diferenciado. Você fica à vontade, isso te traz mais segurança”.

O preço da hospedagem também foi um pouco decisivo para a escolha do paulista. “O preço atende à expectativa do envolvente. Acho que o preço é justo pelo que é entregue”, frisou.

Envolvente do dedo

O marketing feito nas redes sociais, nos sites de procura e em plataformas de hospedagem também ajudam no aumento do número de hospedes da Morada do Ivo.

“A gente capta esses clientes interessados para conversação direta via whatsapp, que fechamos muita suplente direta, em torno de 45%. 30% vêm pela plataforma Booking e o percentual menor vem das plataformas menores uma vez que hotel.com, decolar, trivago e outras”.

Nos últimos meses, o Instagram tem sido uma utensílio estratégica e lucrativa para o empreendedor, que o fez saber outros perfis de clientes que também têm interesse em se hospedar na pousada. “Passei a desenredar um outro tipo de público, um outro tipo de engajamento. No Instagram é mais direto ao ponto, as pessoas veem fotos, fazem perguntas e fecham reservas”.

Essas oportunidades também foram apresentadas ao empresário pelo Sebrae, em cursos oferecidos pela instituição. “A gente teve um aumento de 20% a 25% de reservas oriundas do Instagram”, frisou Ivo.

Para o horizonte

A meta do empreendedor é ter quatro unidades da Morada do Ivo até o mês de julho, com a inauguração de mais duas unidades em Alter do Soalho.

Para um cenário de 5 anos, Ivo pretende transfixar unidades em outros municípios. “Eu quero estar em um curso similar ao que nós temos agora. A previsão é de que a gente tenha mais unidades, uma vez que, por exemplo, em Belterra”.

Conheça mais a Casas do ivo em @pousadascasadoivo.

Conta a Viradela

A história de Ivo será apresentada no programa Conta a Viradela, no Youtube do Sebrae e Via Empreender. A equipe de produção esteve em Alter do Soalho de 19 a 21 de junho.

Acompanhe a programação youtube.com/sebrae.

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