Em sua 28ª edição, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) é marcado por produções que nem sempre alcançam o giro mercantil das salas de cinema, mas são carregadas por histórias e enredos que enaltecem os trejeitos, a cultura e a linguagem regional dos espaços em que foram rodados. Ao reconhecer a preço desse mercado, que gera empregos diretos e indiretos, desde a sua concepção, montagem, lançamento e pós estreia, o Sebrae marcou presença, pelo quarto ano sucessivo, porquê parceira do FAM.
Coordenadora pátrio de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, conta que, neste ano, pela primeira vez, além da parceria, a entidade entrou com a sua expertise no evento, mostrando ao público o que o Sebrae tem para oferecer a quem atua no audiovisual.
Atualmente, temos em nossa base de dados de 120 a 130 milénio empresas do setor, e esse mercado precisa estar sempre atualizado, por meio de capacitações que qualificam os profissionais.
Denise Marques, coordenadora pátrio de Economia Criativa do Sebrae
Ela destaca o Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), que oferece 256 horas de atividades gratuitas em formato EAD, a partir de conteúdos minuciosamente pensados para o empreendedor cultural. “O FAM é um espaço oportuno para fazer essa ponte e levar informações a esse público”, completa.
Na plataforma do Objetiva – Empreendedorismo em Foco, os participantes têm aproximação às informações divididas em seis módulos: Gestão e Empreendedorismo; Legislação; Distribuição, Inovação e Tendências; Branded Content; e Internacionalização. “Para essa 3ª edição do projeto, estamos adicionando duas novas frentes de capacitação, uma sobre Lucidez Sintético e a outra voltada para a Prestação de Contas para as Leis de Fomento, porquê é o caso da Paulo Gustavo, decretada em 2022, e a Aldir Blanc”, acrescenta a coordenadora.
Introdução do FAM 2024
Durante a cerimônia de franqueza do FAM, realizada na última quinta-feira (5), no Cine Show do Beiramar Shopping, em Florianópolis, foi transmitida uma fala do presidente do Sebrae, Décio Lima, que destacou a longa trajetória do festival, a organização e a homenagem prestada ao idealizador do festival, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano pretérito. Ao evidenciar que o festival é espargido por penetrar portas a centenas de produtores, ressaltou a heterogeneidade das produções. “Filmes nacionais, estrangeiros e catarinenses, que muitas vezes não encontram espaço nas salas comerciais. Uma vez que presidente pátrio do Sebrae, me sinto secção deste projeto, pois os pequenos negócios dominam esse mercado, gerando tarefa, renda e oportunidades em todo o país. Queremos prometer que os profissionais deste setor possam se atualizar com o que há de mais moderno”, encerrou.
O gerente da regional Grande Florianópolis do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues, também marcou presença na cerimônia de franqueza. “Hoje eu estou porquê gerente regional, atuando em 22 municípios, e participando de diversos projetos voltados para a cultura, turismo, agronegócio, e outras iniciativas setoriais que apoiam a economia sítio. E oriente tipo de evento vem ao encontro com o que temos feito. Quantos pequenos negócios giram em torno deste evento? A secção de retrato, sonorização, cerimonial, receptivo, coffee break, rede hoteleira, enfim. Quantas pessoas estão envolvidas nesse processo? Logo, para nós, enquanto Sebrae, estamos cumprindo com o nosso papel, para, além de concordar, gerar oportunidades e impulsionar os pequenos negócios”, enalteceu.
Sobre o FAM
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 vai até o dia 11 de setembro, em Florianópolis, e é um projeto cultural produzido por meio da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina ratificado pela Instalação Catarinense de Cultura. Tem o escora da Instalação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição peculiar Lei Paulo Gustavo, Instalação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Sucursal Vernáculo do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federalista, União e Reconstrução.