O momento de retomada das economias do Brasil e de Portugal potencializam o movimento de internacionalização dos pequenos negócios liderado pelo Sebrae. A enunciação do presidente do Sebrae, Décio Lima, aconteceu durante encontro que marcou o início da agenda de trabalho da instituição em Lisboa, com foco no Web Summit 2023, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa. A agenda reuniu representantes das 400 empresas que integram a delegação brasileira.
Na início, o presidente destacou as semelhanças culturais entre Brasil e Portugal: “Cá, nesta Terreno que nos ungiu e que levou a nossa existência e o nosso país a ser o que é, estamos vivendo um momento marcante, uma revolução em todos os sentidos. A revolução da vida, a revolução da economia. Há uma revolução que transforma e modifica, que são os processos de inovação”.
Para o presidente do Sebrae, a retomada do desenvolvimento econômico brasiliano vai ajudar na internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras. “Os números da economia brasileira servem uma vez que base fundamental desses pequenos negócios, que são a grande alavanca da geração de ocupação e renda. Somos 30% do Resultado Interno Bruto (PIB)”.
Décio Lima ressaltou ainda que o desenvolvimento deve estar desempenado à inovação, mas também com a inclusão e a sustentabilidade. “A inovação tem que pensar nos valores humanistas porque não podemos inovar o mundo com a tecnologia, com toda essa originalidade extraordinária que vocês têm produzido, sem pensar que convivemos com bilhões de seres humanos passando penúria. Portanto, a inovação também tem que conseguir a inclusão social. Tenho fé de que muitas experiências criativas também são para promover essa inclusão.”
O projecto estratégico do Sebrae prevê tornar Portugal a base para a geração de negócios com a Europa. Na prática, a instituição apoia as startups de forma consistente, qualificada e assistida. A edição de 2023 do Web Summit terá a maior delegação brasileira da história numa missão em Portugal. O Sebrae montou grupo com 400 empresas, dessas 200 startups: empresas que fazem segmento dos seus programas de aceleração e outras, em parceria com a Sucursal Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A expectativa de negócios é de R$ 9 milhões, que também deve ser recorde.
Estiveram também presentes no evento de início da missão de internacionalização ao Web Summit 2023 o diretor superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra; o diretor-técnico do Sebrae Vernáculo, Bruno Quick; o presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, Helder Salomão; a vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, deputada federalista Ana Paula Lima, entre outros representantes de unidades estaduais do Sebrae. A missão técnica do Sebrae em Lisboa acontecerá até 16 novembro, todas as novidades poderão ser acompanhadas cá, na Sucursal Sebrae dê Notícias.
Jornada para Web Summit 2023
Entre as empresas selecionadas pelo Sebrae para estarem no Web Summit Lisboa deste ano estão startups que participaram de diferentes programas da instituição, uma vez que o Startup Nordeste, Inova Amazônia, Catalisa ICT e o Repto Sebrae Like a Boss. São empreendimentos que apresentam soluções nos segmentos de Saúde e Muito-estar, Tecnologia da Informação e Informação, Instrução, Agronegócio, Impacto Socioambiental, Gestão e Consultoria, Logística e Transporte, Crédito e Finanças, além de Varejo e Atacado.
Os empreendedores brasileiros participaram de uma série de webinars preparatórios, promovidos pelo Sebrae, com diversos parceiros estratégicos no mercado português, uma vez que a Associação Portuguesa de Startups e a CoreAngels, que explicaram uma vez que aproveitar o evento e as demais agendas paralelas, chamadas de Outside Events, para estabelecer conexões e fazer negócio. A Embaixada do Brasil em Lisboa apresentou um webinar específico detalhando sobre uma vez que transfixar uma operação mercantil em Portugal.