Início Negócios Bordados e moda autoral do Rio Grande do Norte brilham no Midway...

Bordados e moda autoral do Rio Grande do Norte brilham no Midway Fashion Days | ASN Nacional

28
0


Natal – Os bordados do Seridó estão em subida na voga e novamente brilharam na passarela. Dessa vez, foi durante o desfile no Midway Fashion Days, evento realizado pelo Midway Mall com a parceria do Sebrae. Realizado na quinta-feira (20), o objetivo do evento foi discutir posicionamento de marcas e desafios a serem superados pelo setor varejo de voga do estado, além de apresentar a produção autoral de estilistas e marcas potiguares. A coleção desenvolvida pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, município da região do Seridó, foi apresentado no evento. Essa foi uma das surpresas e mais um acerto do Midway Fashion Days, brindando o público com uma mostra da voga com propósito, que vem sendo produzida no Rio Grande do Setentrião.

Depois o sucesso da coleção exclusiva ‘Bonito pra Chover’, os bordados feitos pelas artesãs seridoenses ganharam uma novidade coleção, denominada ‘Território’ e foi elaborada pelo estilista seridoense Iure Dantas. As peças puderam ser vistas no evento, juntamente com as seis marcas locais que desfilaram suas novas coleções. Com produção de George Azevedo, estilista cuja empresa é atendida pelo Sebrae, o desfile contou a presença das marcas Human, Dali Voga, De Pedro, Areia Dourada, Matersol e George Azevedo.

O público que prestigiou o Midway Fashion Days assistiu a uma palestra sobre Branding Pessoal – Imagem e Estilo, ministrada pela consultora de imagem, Jady Rocha, perito na superfície de voga. Outrossim, assistiu a um talk show com as empresárias Roberta Furtado (Human) e Deborah Sayonarah (Matersol) comandado pela gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo.

O bate-papo com as empreendedoras focou na trajetória dos negócios, os desafios enfrentados e a imposto do Sebrae nesse processo de evolução da empresa. “Muitas dessas marcas já têm um reconhecimento do mercado vernáculo, mas é fundamental que esse trabalho chegue até o público lugar. E eventos, porquê esse, servem para essa aproximação com os consumidores e abrem novas possibilidades de negócios”, explica Verônica Melo.

“Os números de empresas de voga atendidas, incluindo as do varejo, mostram a relevância que a cárcere produtiva tem para a economia, mas também para a transformação de vida das pessoas. Por isso, o Sebrae vem atuando, ao longo dos anos, em praticamente todos os elos da cárcere no RN, sobretudo muito fortemente na indústria”, acrescenta Verônica Melo.

Segundo a trainee da Unidade de Desenvolvimento Setorial, Camilla Ruama, dentro das estratégias de atuação da voga existem os Agentes Locais de Inovação (ALI) da Voga, que possibilitam o comitiva gratuito para as empresas, durante seis meses com profissional perito em voga. A atuação se dá ainda por meio de consultorias para o desenvolvimento de produtos, melhoria da gestão chegada a tecnologias de melhoria de processos e transformação do dedo. Coligado a tudo isso, são realizadas consultorias para aprimorar o desenvolvimento de coleções, modelagem e graduação, branding , notícia visual, e-commerce, Visual merchandising, finanças, marketing, fashion filmes e fotografias, que são algumas das principais temáticas ofertadas para as empresas do segmento através da Rota da Voga.

A gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo (à direita), comandou um bate papo com empresárias do setor

A trainee do Sebrae-RN, Camilla Ruama, revela ainda a volta de uma das iniciativas do Sebrae mais exitosas direcionadas ao segmento, que foi o projeto Natal Pensando Voga, que em versões anteriores teve porquê mentor o estilista mineiro Ronaldo Penhasco, aclamado em todo o país. Nesta edição, a expectativa é que as empresas participantes tenham também comitiva e mentoria de um estilista de renome vernáculo.

“A intenção é fazer em 2023 uma ação de valorização das marcas, através de mediação de estilistas reconhecidos nacionalmente, para traçar uma estratégia de posicionamento junto a essas marcas”, anuncia Camilla Ruama, trainee do Sebrae-RN que coordenou a participação do Sebrae-RN no Midway Fashion Days.

Além dessas ações, será realizado o Projeto de Série Produtivo junto as Oficinas de Costura que fazem secção da cárcere de valor do Grupo Guararapes. Essa estratégia de inserção competitiva e melhoria de desempenho dos pequenos negócios na cárcere de valor das grandes empresas é uma parceria junto ao Instituto Riachuelo que atenderá todas as oficinas de costura do Rio Grande do Setentrião. As ações que serão priorizadas em 2023 e 2024 serão focadas em TOC, filosofia de negócios para solucionar a existência de gargalos ou restrições no solo de fábrica, melhoria na qualidade de costura e mecânica, liderança e finanças.

A inserção dos negócios da voga potiguares em novos mercados também está nos planos do Sebrae para nascente ano, viabilizando a participação em feiras e missões, porquê o Minas Trend, Morada Voga, MAQUINTEX. “O investimento do Sebrae no setor vai além. O Edital de Voga & Turismo, lançado no ano pretérito em parceria com FAPERN, ofereceu escora financeiro de R$ 13 milénio para marcas autorais do estado RN, de quem apresentação dos produtos ocorrerá ainda em junho”, conclui a trainee, que coordenou a participação do Sebrae-RN no Midway Fashion Days.

Artigo anteriorCauã Reymond fugia de Walcyr Carrasco e foi “obrigado” a aceitar papel em Terra e Paixão
Próximo artigoGoiás tem seis selecionados no Prêmio Educador Transformador | ASN Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui