A volta do Carnaval depois de um longo período de pandemia tem causado euforia e o encontro com uma alegria única desse período do ano. E se o tema é singularidade podemos declarar com certeza que os blocos afros de Salvador produzem um espetáculo à segmento.
Desde 1974 quando surgiu o Ilê Aiyê para contrapor os blocos que não aceitavam pessoas negras, o Carnaval da capital baiana ganhou um tempero único: tambores, exaltação da negritude, balé e muita resistência para continuar ano depois ano saindo nos circuitos.
Isso porque não são eles que ganham as maiores verbas e mídia durante a folia, mas são os blocos afros que “dão régua e compasso” para todos os artistas que participam da sarau, porquê muito pontuou a cantora Larissa Luz, que assumiu o Conjunto Mascarados e desfilou nesta quinta-feira (16) no Giro Barra-Ondina.
Sexta-feira é o dia do Olodum marcar a sua saída pelo Pelourinho, levando arte, cores e tambores para as ladeiras que costumam tremer com o seu som. Não há quem não se emocione com o espetáculo de imagem, som e ancestralidade, que nascente ano tem porquê tema “Tambores, a batida do coração, caminhos da ancestralidade”.
O som envolvente de samba-reggae, que é escoltado de letras que são aulas de história, conquistou o coração de artistas mundo afora. O legado do conjunto transborda as ladeiras da cidade. João Jorge Rodrigues, fundador do Olodum e presidente do conjunto por mais de 40 anos, acaba de assumir a presidência da Instauração Palmares, a invitação da ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes, sua conterrânea.
No sábado é a vez do Ilê Aiyê galardoar sua Diva do Ébano com turbante e realizar a soltura de pombas e o banho de pipoca, marcando um ritual que pede licença para estrear o Carnaval. Mesmo sem dar o suporte devido, os mandatários dos governos municipal e estadual costumam marcar presença no evento.
Pelas ruas do Curuzu o conjunto vai mostrando porque é o mais belo dos belos, entoando músicas que falam de venustidade e potência negra. Neste ano, o tema do conjunto é Agostinho Neto, médico que foi presidente de Angola e ajudou no processo de independência do país de Portugal.
Já no domingo o conjunto Filhos de Gandhy começa seu trajectória oferecendo padê (comida) para Exu, orixá da notícia e dos caminhos que é considerado o possuinte da sarau.
O Cortejo Afro, por sua vez, desfila por vários dias nos principais circuitos de Carnaval da cidade levando sua elegância sofisticada, com roupas que são verdadeiras obras de arte feitas pelo presidente do conjunto, Alberto Pitta, que recentemente lançou o livro ‘Histórias Contadas em Tecidos – O Carnaval Preto Baiano’.
Mas se nem esses blocos mais conhecidos tem suporte governamental ou de empresas, mesmo diante da grandeza dos espetáculos que oferecem, quem dirá os demais.
Blocos porquê Bankoma, Didá e Malê de Balé, entre outros, fazem festas lindas longe dos holofotes das TVs e dos turistas desavisados. Eles realizam desfiles imperdíveis e são o grande diferencial e tesouro do Carnaval da cidade.
Para as comunidades das quais fazem segmento, os blocos são mais do que sarau. São entidades sociais que atuam durante o ano todo realizando diversas atividades. Nas ruas, despertam paixões, geram identidade e contagiam seguidores fiéis.
Ver o povo preto que sofre com racismo e desigualdades o ano todo podendo ser reis e rainhas, com uma felicidade genuína porquê só o Carnaval e os blocos afros permitem, é a sentença máxima do espírito dessa cidade chamada Salvador.
Que todas as pessoas possam saber esse carnaval preto da capital mais preta do país.
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