O Brasil voltou a se posicionar, definitivamente, uma vez que um importante ator global, liderando o Mercosul e o G20 e atraindo novamente interesse do mercado internacional uma vez que o segundo país a receber o maior volume de investimentos estrangeiros. Diante desse cenário, o Sebrae abre oportunidades para os pequenos negócios, nesta quarta-feira (8), no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, assinalado uma vez que o maior e mais influente evento do mundo sobre inovação urbana.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o Sebrae atua para concordar os pequenos negócios sejam protagonistas também nas relações com outros países.
–
O Brasil voltou a ser referência no mundo uma vez que liderança do Sul Global, do Mercosul e, em breve, assumirá o G20. Tivemos um primeiro ano surpreendente em que o mundo cresceu menos, mas o Brasil foi o segundo país que mais atraiu investimento extrínseco. Isto é ainda mais significativo levando em conta as incertezas globais.Décio Lima, presidente do Sebrae Vernáculo.
A Smart City Expo 2023 promete ser a maior edição do evento já realizada até hoje. O encontro vai apresentar ao mundo as soluções inteligentes que moldam esta novidade era – aquelas que atualmente ajudam as cidades a prosperarem e a criarem espaços urbanos mais seguros, mais verdes e mais eficientes. O objetivo do trabalho é propiciar a brecha de novos mercados para as micro e pequenas empresas brasileiras por meio de relações bilaterais e de uma agenda de visitas técnicas em diferentes organismos do país europeu.
Experiência brasileira
O Sebrae criou, por meio da sua espaço de Desenvolvimento Territorial, um grupo de trabalho com atuação no noção de cidades inteligentes. Inicialmente, os estados envolvidos são o Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê ações que permitam a viabilização da inovação, internet, da inclusão, vigor renovável e da sustentabilidade nos centros urbanos.
“Nosso objetivo é contribuir para que as lideranças da gestão pública, da iniciativa privada e do terceiro setor se encontrem, criem laços de crédito, construam projetos de horizonte e atuem para tirá-los do papel”, comenta o presidente Décio Lima. Ele acrescenta que o programa permite que as soluções do Sebrae e dos parceiros sejam conectadas com as demandas elencadas pelas lideranças locais do território. “O Sebrae acredita que por meio da inovação, sustentabilidade e inclusão é verosímil erigir um protótipo de horizonte a partir das potencialidades de cada região”, ressalta.