Início Negócios Barbiecore: pequenos negócios apostam em tendências e saem na frente | ASN...

Barbiecore: pequenos negócios apostam em tendências e saem na frente | ASN Nacional

22
0


Há menos de 15 dias nos cinemas, o filme “Barbie” já quebrou recorde de bilheteria no Brasil neste ano. Além dos impactos na indústria cinematográfica, a produção do live-action também tem movimentado a economia. Os pequenos negócios que apostaram no Barbiecore (tendência que já era notada no mundo da tendência desde 2021, marcada pela predominância da cor rosa), antes do lançamento do filme, conseguiram se preparar para melhor atender às altas demandas do mercado.

No Rio Grande do Sul, a empresa RR Componentes, que atua no ramo de enfeites e ornamentos de tendência, conseguiu transpor na frente da concorrência com a produção de diversos itens na cor rosa. No ano pretérito, a pequena indústria teve aproximação à pesquisa de tendências produzida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Epiderme, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Sebrae.

O estudo já previa a chegada da vaga rosa no mundo da tendência há dois anos. Segundo o estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da associação, Walter Rodrigues, em março de 2022, a marca italiana Valentino realizou um desfile marcado pelo pink, sinalizando que a cor estava em subida. Logo depois, começaram a ser divulgadas notícias sobre as gravações do filme.

“As indústrias da tendência e do entretenimento são muito próximas. Nosso trabalho é devotado a buscar essas referências e identificar o que vai produzir o libido no consumidor. Nossas pesquisas apoiam os empresários neste sentido e mostram o caminho mais fácil. Nesse caso, mostramos que seguir a rota do pink iria dar perceptível”, afirmou.

A empresa RR Componentes, atua no ramo de enfeites e ornamentos de tendência e saiu na frente da concorrência com a produção de diversos itens na cor rosa. Foto: divulgação.

O diretor da RR Componentes, Robson Promanação, conta que as informações sobre tendências são fundamentais para que a empresa atue de forma mais assertiva, com menos riscos de desperdícios. “Conseguimos desenvolver produtos que se conectassem com o universo do filme. A cor rosa é muito versátil e se encaixou em muitas coleções. Foi verosímil utilizar em forros e em cabedais, usando vários tons”, disse.

Diferencial no mercado

A gestora Vernáculo da carteira de tendência do Sebrae, Kamila Merle, explica que escoltar tendências do mercado é um diferencial competitivo importante para as micro e pequenas empresas (MPE). “Quando um pequeno negócio leva em consideração as pesquisas de tendências da tendência, ele se prepara para atender à demanda dos clientes que que desejam produtos alinhados com a tendência de consumo. Esse tipo de consumidor está cada dia mais exigente, informado e consumindo em uma velocidade muito maior”, ressalta.

Segundo ela, os pequenos negócios que conseguirem usar o rosa, colocando identidade da marca ou empresa no resultado têm ainda mais chance de se evidenciar. “Não é unicamente surfar nessa vaga cor-de-rosa, mas produzir modelagens com inspirações dos modelos do filme, estampas e aplicações”, acrescentou.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor, pois colocou as empresas em outro patamar, devido às capacitações oferecidas. “As empresas desenvolvem produtos que possuem valor confederado por meio do auxílio da pesquisa desenvolvida pelo nosso Núcleo. Em um cenário global, em que micro e pequenas empresas não possuíam aproximação a informações de tendência com antecipação de tendências, o esforço se tornou ainda mais importante”, frisou.

Além de viabilizar pesquisas, a parceria entre Sebrae e a Assintecal também apoia a realização do Inspira Mais. O evento acontece duas vezes ao ano, com o lançamento de materiais inovadores para o setor da tendência. São mais de sete milénio visitantes e mais de 150 expositores. A próxima edição será realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, no Núcleo de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Jubiloso (RS).

Artigo anteriorO que dizem dançarinas que processam a cantora Lizzo – 03/08/2023 – Música
Próximo artigoComo ir de ‘Ubercóptero’ para o aeroporto de Guarulhos – 03/08/2023 – Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui