Considerado o Oscar britânico, o BAFTA revelou seus indicados nesta quinta (18) e causou uma vaga de revolta na web. Um dos filmes mais queridinhos de 2023, Barbie (2023), não consta entre os nomeados da principal categoria da premiação, e Greta Gerwig não concorre ao posto de melhor direção. Além de ter exclusivamente uma mulher na categoria que contempla os cineastas, os internautas não gostaram zero do destaque que Maestro (2023) e seu diretor, Bradley Cooper, ganharam na premiação –com sete nomeações.
O sucesso de Christopher Nolan, Oppenheimer (2023), lidera as indicações concorrendo a 13 categorias; na sequência, Pobres Criaturas (2023) vem logo detrás, com 11 nomeações. Ainda que os dois longas sejam os maiores destaques do BAFTA, a verdadeira repercussão da premiação se deu diante do desprezo à bilheteria bilionária de Barbie, e à força inexplicável que Maestro recebeu em tantas categorias.
Ainda que o filme sobre a boneca mais conhecida do mundo tenha sido encaixado em seis categorias, incluindo melhor atriz para Margot Robbie, ele não consta porquê indicado a melhor filme –e Greta sequer passou perto de ser nomeada à melhor direção. Aliás, o veterano Martin Scorsese também foi esnobado com Assassinos da Lua das Flores (2023), o que causou uma surpresa inesperada em muitos fãs.
A verdadeira revolta, porém, se deu ao ver o nome de Bradley Cooper indicado em contrapartida ao desprezo de outros nomes de destaque. “Bradley Cooper em melhor direção no BAFTA deve ser a maior piada desse ano”, escreveu um internauta no X, o macróbio Twitter, que se identifica porquê um fã-clube do ator Jake Gyllenhaal.
“Que p*rra de indicações ao BAFTA são essas, meu Deus? Lily [Gladstone] de fora de melhor atriz, Charles Melton de fora de ator coadjuvante, e Scorsese fora de direção para indicarem o BRADLEY COOPER”, se revoltou Vitor Coleman. “Eu nem tava no hate train do Bradley Cooper mas someone save me a seat [alguém guarda um lugar para mim, em tradução livre], estou entrando na próxima paragem, porque ele indicado em direção no BAFTA e a Greta Gerwig esnobada foi a pinga d’chuva”, escreveu Marcelo Hueb.
Veja os indicados ao BAFTA 2024:
Melhor filme
Anatomia de uma Queda
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
[Esta matéria está em atualização]