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Artesãs cearenses participam da abertura da Mostra ‘Travessias Artesanais’ no CRAB | ASN Nacional

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Rio de Janeiro – Um grupo de quatro artesãs rendeiras do Ceará esteve na quinta-feira, 12, no Núcleo Sebrae de Referência do Artesanato Brasílico (CRAB) para participar do evento de fenda da Mostra Travessias Artesanais, promovida em parceria com o Sebrae-CE. Até novembro, vão ser exibidas várias peças em renda e trançado, que exploram as tipologias e histórias de seis cidades cearenses: o labirinto de Aracati, a renda de bilro de Trairí, o ponto filé de Jaguaribe, o crochê de Curral Grande, o trabalho em ligamento de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba de Sobral.

Parabéns por essa novidade pegada do artesanato. Tenho certeza de que essa exposição vai ser um sucesso. O Sebrae é a moradia dos micros e pequenos empresários e o CRAB é a moradia dos artesãos brasileiros. Parabéns ao trabalho de Sergio Mamparra, que criou nascente espaço e continua sendo uma locomotiva para impulsionar o CRAB.

Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio

Diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, destacou o papel do Sebrae no escora aos artesãos brasileiros

Joaquim Cartaxo, diretor-superintendente do Sebrae Ceará e também membro do Comitê Pátrio do CRAB, agradeceu a presença de todos e elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CRAB e na gestão de Cattleya Guedes adiante da extensão de Artesanato do Sebrae do Ceará.

Considero o CRAB um dos equipamentos brasileiros que melhor traduz a flutuação da cultura popular deste país. Me orgulho muito de ser o decano do Comitê Pátrio do CRAB e parabenizo o belo trabalho que vem sendo feito nessa extensão pelo Sebrae do Rio. O projeto Travessias Artesanais tem três importantes vertentes. A dimensão antropológica, porque estabelece a identidade das localidades onde é produzido esse artesanato. Em segundo, o vestuário de inovar a tradição, através do design. E a terceira dimensão é o da economia criativa, com o esforço de transformar a produção artesanal em peças importantes e valiosas da cultura brasileira.

Joaquim Cartaxo, diretor-superintendente do Sebrae Ceará

Prestigiaram ainda a fenda da Mostra, o diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Cezar Resende de Freitas; Cattleya Guedes, gestora de Artesanato do Sebrae CE, Celina Hissa, fundadora e diretora criativa da Catarina Mina (curadora da Mostra) e as artesãs cearenses com peças em exposição Luziane de Souza Araújo, Maria Marta Alves Rodrigues, Francisca Rejane Oliveira de Lima e Valderina Gomes Ximenes.

“Temos só que agradecer ao Sebrae e à Catarina Mina por participar desse lindo projeto, que valoriza o artesanato, que mostra uma vez que ele é feito, que traz o público até a gente, muito obrigada”, disse a artesã Marta. Em seguida, elas abriram oficialmente a Mostra Travessia Artesanais e o grupo de forró cearense Macambira se apresentou ao público.

Celina Hissa, diretora criativa da Catarina Mina

Travessias Artesanais

É um projeto do Sebrae/CE em parceira com as Oficinas Catarina Mina. Ao longo de um ano, o projeto acompanhou grupos de artesãs e suas técnicas em seis cidades diferentes: Aracati, Trairí, Jaguaribe, Curral Grande, Tianguá e Sobral.

Seis comunidades cearenses foram beneficiadas pela ação do Travessias Artesanais

Ao ampliar o alcance sobre as potências criativas do estado, ele trouxe novos olhares para esses saberes tradicionais, com a colaboração de designers renomados, uma vez que Dudu Bertholini, David Lee, Marina Bitú, Érico Gondim, Márcia Hissa e a própria fundadora da marca, Celina Hissa. Eles participaram do desenvolvimento de coleções exclusivas, ampliando a visibilidade e o impacto dessas tradições.

Sobre o CRAB

O CRAB funciona de terça à sábado, das 10h às 17h

Inaugurado em um prédio histórico da Rossio Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem uma vez que missão promover o artesanato pátrio e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Desde sua fenda, o CRAB realizou 33 grandes exposições e vestígios; reestruturou seu Montão e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas e o Programa Educativo; além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.900 itens, que representam a frase da cultura popular e da originalidade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão as cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), de João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL), Rabino Nuca; as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilhota do Ferro-PI), e o epiderme pintado de Rabino Espedito Seleiro (CE).

Programa Ocupações

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua calabouço produtiva. O primeiro passo para substanciar essa conexão, foi a geração do programa Ocupação. O CRAB e o Sebrae Pátrio convidaram as áreas de Artesanato dos Sebrae UFs a ocuparem as galerias do CRAB com vestígios temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato do seu estado. “A teoria é ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Simões, coordenadora de Articulações e Parcerias do CRAB.

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Vela de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde logo, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Setentrião (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar), Pernambuco (com a Mostra Pernambuco Seduzido), Núcleo-Oeste (Mostra Vivenda do Brasil Médio, do Entupido ao Pantanal), Amazonas (Tama Canoê), Paraíba (Mostra Paraíba, um Estado Seduzido), Pará (Mostra Pará Sentir Fé.), Pernambuco (Mostra Mangue e Beats) e, agora, Ceará (Mostra Travessias Artesanais). Em seguida a visitação, o público pode comprar algumas peças artesanais, à venda na novidade Loja do CRAB, inaugurada em março deste ano.

Presente e pretérito em prédio histórico

O CRAB também é um sítio de memória urbana e um importante região criativo do Rio. O espaço possui uma estrutura moderna, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasiliano, contribuindo para a certeza cultural da Rossio.

No CRAB, as áreas de convívio são projetadas para estimular relacionamentos e troca de informações. Há também espaços multiuso, uma vez que auditório e salas para oficinas e workshops – ambientes destinados à capacitação, formação, pesquisa e experimentação. O multíplice arquitetônico do CRAB é um muito tombado pelo IPHAN (federalista); INEPAC (estadual) e IRPH (municipal). Os três prédios integram o Galeria Cultural do Rio Vetusto.

Serviço

Núcleo Sebrae de Referência do Artesanato Brasílico (CRAB)

Endereço: Rossio Tiradentes 69/71, Núcleo do Rio de Janeiro

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: ingressão franca (mediante documento com foto)

Website: https://crab.sebrae.com.br/

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