São Paulo
O menino de cabelos loirinhos e encaracolados de ‘O Pequeno Príncipe’ ganhou um protagonista preto na versão teatral da obra do repórter francesismo Antoine de Saint-Exupéry, encenada em 2022, em São Paulo. Seu tradutor era Levi Asaf, 9, que agora pode ser visto em “Amor Perfeito” (Globo), uma vez que Marcelino.
É outro personagem clássico da literatura -a romance é inspirada em “Marcelino Pão e Vinho”, livro do espanhol José María Sánchez Silva lançado no prelúdios dos anos 1950. Em suas versões para o cinema, Marcelino é branco. Sempre branco. Levi tratou de mudar isso e vem inspirando crianças pelo país, que não param de mandar mensagens o agradecendo por estar ali, naquele papel.
“A maioria delas nos escreve dizendo que se sente representada pelo trabalho do Levi”, diz ao F5 a mãe do menino, Rosane Luiz Eloi. Uma das mensagens que já recebeu o parabenizava por ajudar a mudar uma velha rotina: a de atores brancos em papéis principais. “Ele fica todo feliz quando lê mensagens de outras crianças, evidente que se orgulha por poder trazer um pouco mais de representatividade ao teatro e agora à televisão. É realmente muito gratificante”, diz Rosane, orgulhosa.
Nascido em Juazeiro, na Bahia, aos cincos anos ele começou a trabalhar uma vez que padrão infantil e, no término de 2022, mudou-se com a família de Campinas para o Rio de Janeiro, para investir na curso de ator. No mesmo ano, fez participações no filme “Esposa de Aluguel” (Netflix) e em “As Aventuras de José e Durval” (Globoplay).
Nas redes sociais, os quase 60 milénio seguidores acompanham suas postagens com momentos bonitinhos nos bastidores da produção, ao lado de colegas de elenco uma vez que Mariana Ximenes e Camila Queiroz. Mais que colegas, amigas de Levi, que torcem por ele e curtem vê-lo resplandecer. “Ele é um grande ator, dá um banho na gente”, disse Camila ao gshow.