Técnico fala sobre os principais cuidados e elenca dicas para manter as unhas saudáveis
O estiramento de unhas se tornou sucesso dentro e fora das redes sociais. Essa é uma técnica bastante utilizada pelas mulheres que desejam ter unhas compridas ou que querem fortalecer as unhas naturais. A seguir, a nail designer Gabrielli Goulart explica tudo sobre esse procedimento.
Técnicas de estiramento de unhas
Existem algumas técnicas que são utilizadas para o estiramento das unhas. As mais conhecidas e utilizadas são ligamento de vidro, gel moldado, gel na tip (antiga acrygel), acrílica e molde f1. O que distingue uma das outras é o tipo de material utilizado.
“A diferença entre ligamento de vidro, gel na tip e gel moldado é exclusivamente o extensor utilizado, pois a estrutura é toda em gel. Já a acrílica não é feita com gel, mas com a mistura de um pó acrílico com monomer. A molde f1 também é um tipo de gel, mais denso, porém feita em um molde que lembra uma unha postiça”.
Formatos de unhas mais utilizados
Atualmente, 4 formatos de unhas estão em subida. São eles: quadrada, ballerina, almond e stiletto. Além dessas, existem outros mais artísticos, mas não são muito utilizadas, uma vez que o pipe.
O estiramento pode danificar as unhas?
O estiramento em si não é capaz de suscitar danos às unhas. Segundo a nail designer Gabrielli Goulart, o que pode danificar a unha é a remoção incorreta feita pela cliente em moradia, muito uma vez que a falta de técnica da profissional na emprego e na remoção. Demais, fazer a manutenção fora do prazo pode levar a quebras que machucam o leito da unha e aumentar o risco da proliferação de fungos e/ou bactérias em casos de infiltrações.
Período de manutenção do estiramento
O tempo ideal para fazer a manutenção do estiramento é entre 20 e 30 dias. Em casos de unhas roídas, o tempo pode reduzir para 15 dias. Entretanto, Gabrielli Goulart alerta que esse período também pode variar, pois “isso deve ser analisado pela profissional fundamentado na unha de cada cliente”.
Cuidados com as unhas alongadas
Para manter o estiramento sempre bonito e as unhas saudáveis, são necessários alguns cuidados, uma vez que:
- Não fazer a remoção do estiramento em moradia;
- Só utilizar removedor de esmalte sem acetona;
- Evitar utilizar produtos químicos sem luvas;
- Evitar colocar as unhas na boca;
- Evitar pressionar ou escadeirar as unhas;
- Evitar lixar para diminuir e não trinchar o estiramento.
Quem pode delongar as unhas?
O estiramento pode ser feito em qualquer pessoa. Todavia, de pacto com Gabrielli Goulart, o procedimento só deve ser feito em unhas saudáveis para evitar possíveis problemas. Outrossim, gestantes necessitam de autorização médica para delongar as unhas.
Risco de remover o estiramento em moradia
A retirada do estiramento não deve ser feita em moradia, de forma alguma. Isso porque ela fará com que várias camadas de queratina da unha saiam junto com o gel, deixando-a mais fina. Portanto, a remoção deve ser sempre realizada por um profissional.