Desonerar a exportação e os investimentos, gerando desenvolvimento com sustentabilidade. Essa foi a risco principal apresentada pelo vice-presidente do Brasil e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na orifício da conferência “Powershoring e a Neoindustrialização verdejante do Brasil – Perspectivas, Potencial, Políticas”, nesta terça-feira (15), em Brasília. Alckmin destacou que o país atrai investimentos para a produção de etanol e biocombustíveis em diversas rotas ecológicas, reforçando o fomento à pesquisa e inovação, a exemplo do meio de bionegócios da Amazônia.
O Sebrae acredita que a inovação associada ao empreendedorismo faz do país uma grande potência energética.
“Juntos temos que posicionar o Brasil porquê potência de graduação mundial ambiental e energética. Os pequenos negócios brasileiros já dominam um conjunto de soluções e tecnologias desenvolvidas no Brasil, inclusive com graduação mercantil. Vamos incentivar a utilização da virilidade verdejante em toda a calabouço de valor e romper fronteiras”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Para além da diretriz da virilidade renovável, o Sebrae aposta nos negócios da região amazônica e, desde 2021, promove o Inova Amazônia, iniciativa que apoia propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia nos nove estados da Amazônia Lítico: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O mais recente edital, lançado no término de julho, está com inscrições abertas até 3 de setembro. Leia mais aqui.
A primeira edição do Inova Amazônia, encerrada em 2022, contabilizou mais de 800 inscrições de diversos estados brasileiros. Entre os inscritos, 400 ideias foram selecionadas para a primeira período e 230 negócios continuaram na segunda período. Confira os principais resultados:
- 17% depositaram patente
- 22% receberam investimento
- 31% iniciaram processo de internacionalização
- 56% ampliaram equipe
- 62% aumentaram faturamento
- 90% desenvolveram novos produtos
Inova Amazônia
O Inova Amazônia é uma estratégia focada em fomentar, concordar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham porquê premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. A iniciativa tem porquê objetivo gerar novos negócios, casar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.