“Fiquei impressionada com as belezas naturais e mais ainda, com o calor humano”, disse a jornalista argentina Irene Benito, durante a press trip realizada em pontos turísticos mato-grossenses. A ação idealizada pela Embratur em parceria com o Serviço Brasílico de Escora às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), levou cinco jornalistas da Argentina e do Chile para saber e explorar as belezas naturais, gastronômicas e culturais de Mato Grosso.
Durante uma semana os profissionais puderam viver uma submersão na flora e fauna do Denso mato-grossense onde puderam saber a biodiversidade do bioma, uma vez que espécies de vegetais e animais que habitam a região, a exemplo das araras e da onça-pintada, um dos símbolos do estado.
“Acho que foi uma viagem marcante sob todos os pontos de vista. Fiquei impressionada com as belezas naturais e mais ainda, com o calor humano. Sinto-me muito grata e privilegiada por ter divulgado Mato Grosso”, falou uma das jornalistas participantes da press trip, Irene Benito, que é dirigente de seção do jornal prateado, A Gaceta.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT Lélia Brun, ressaltou que a ação procura solidar o Denso brasílio no mercado sul-americano e provar uma vez que nossos destinos praticam um turismo sustentável, com impacto positivo no meio envolvente e nas comunidades.
“Os jornalistas conheceram produtos turísticos do Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, que apresentam a constituição dos biomas: Denso, Caatinga, Amazônico, além de florestas tropicais, e outros aspectos únicos e muito ricos. Nestes pontos, o Sebrae/MT já atuou com ações estratégicas de desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais, que já estão capacitados para atender turistas vernáculo e internacional. Por isso é tão importante fortalecer o pequeno negócio em diversas frentes, principalmente o turismo, que é um dos eixos de atenção do Sebrae/MT”, disse.
Segundo a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, o objetivo principal é posicionar os destinos turísticos mato-grossenses no mercado internacional e mostrar que os produtos estão preparados para atender tanto a turistas nacionais quanto internacionais.
“É muito importante projetarmos Mato Grosso para a prensa internacional, principalmente de países uma vez que a Argentina e o Chile, que são consideravelmente próximos do Brasil”, falou.
–
A programação incluiu passeios no Parque Pátrio da Chapada dos Guimarães, a reparo de onças em Poconé, a contemplação do pôr do sol na Lagoa das Araras e a flutuação nas águas cristalinas do Rio Salobra e no Aquário Seduzido, em Nobres.
“Poder ver pessoalmente uma onça, ter contato com diversos animais, com a natureza, foi incrível”, falou Matias Aylwin, jornalista chileno, da Revista Del Domingo.
Aliás, os jornalistas ainda conheceram iniciativas sustentáveis na prática, durante visitante ao Núcleo Sebrae de Sustentabilidade (CSS), instalado na sede do Sebrae/MT em Cuiabá.
Parceria de sucesso
A gestora de turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves explica que ações uma vez que estas fortalece a cárcere do turismo no Estado.
“Esta parceria do Sebrae Pátrio e a Embratur é muito importante para Mato Grosso, visto que a Argentina e o Chile são países próximos do Brasil e estabelecer relações comerciais e turísticas com eles é enriquecedor”, ressaltou.
O Governo do Estado de Mato Grosso, que é parceiro do Sebrae/MT auxiliou na geração do roteiro. “O Sebrae/MT tem uma função muito importante no setor de negócios e empreendedores que querem fomentar o turismo, cárcere que precisa de atenção, qualificação e investimento a longo prazo, mas que devolve um supimpa retorno”, falou Felipe Wellaton, secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que oriente é o tipo de resultado turístico considerado hoje uma vez que padrão de luxo no turismo internacional.
“São experiências únicas, que fazem o turista voltar para vivenda tendo aprendido muito sobre o outro e sobre si mesmo. Ter essa possibilidade de conexão com o dissemelhante, e tipicamente lugar, é o que esse perfil de turista mais valoriza”, observou.
“O Ecoturismo brasílio é um dos nichos com superior potencial para atrair turistas internacionais. Ao trabalharmos esses destinos com turistas de países que são grandes emissores de turistas para o Brasil, estamos ajudando os pequenos negócios locais a gerarem ofício e renda”, observa o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O presidente ainda destaca que o Sebrae possui, em Cuiabá (MT), o Núcleo Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e em Bonito (MS), o Núcleo de Referência Sebrae de Ecoturismo. Os dois lugares visam disseminar conhecimentos relativos aos temas e assim contribuir para o desenvolvimento de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que atuam nesse segmento.
Turismo sul-americano
A Argentina é o principal país emissor de turistas para o Brasil; nos cinco primeiros meses de 2023 já chegaram em nosso país 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do totalidade). No mesmo período, nos visitaram 197 milénio chilenos