Relatório elaborado pela Secretaria de Negócio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC) mostra que, em 2022, os pequenos negócios corresponderam a quase 41% das empresas que exportaram, mas abocanharam somente 1% dos valores. Para ajudar os pequenos negócios a aumentarem a participação no mercado internacional, o Sebrae fará segmento do Comitê Pátrio para a Promoção da Cultura Exportadora, presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC).
O Comitê é uma das ações previstas pela Política Pátrio de Cultura Exportadora, lançada recentemente pelo governo federalista. A participação do Sebrae servirá para ajudar na elaboração de ações que ampliem o número de negócios no mercado internacional e o valor negociado. Para o crítico de competitividade do Sebrae Gustavo Reis, a iniciativa anunciada pelo governo federalista pode volver o quadro atual e colocar a cultura da exportação na agenda do pequeno negócio por meio da junção de esforços institucionais em prol de uma política pública voltada à internacionalização.
“O Sebrae vai atuar no sentido de fomentar essa cultura exportadora, dizendo para esse pequeno negócio que a exportação, o negócio internacional, também é para ele. Junto com os parceiros, vamos produzir formas de vulgarizar oportunidades no negócio internacional e de capacitação. Oferecemos suporte a esse empresário de forma organizada”, argumenta Reis.
Ao comitê caberá elaborar relatório anual de implementação da política de cultura exportadora e monitorar as medidas estabelecidas.
De um universo de 27.956 empreendimentos exportadores, os Microempreendedores Individuais (MEI) e as microempresas representavam 21,7% do totalidade (6.068) e as empresas de pequeno porte (EPP) respondiam 19,1% (5.345). Apesar dos números ainda pouco expressivos, os pequenos negócios avançaram na internacionalização se comparado a dados de dez anos detrás, quando, do compilado de negócios exportadores (18.220), somente 2.068 eram MEI ou microempresas (11,4%) e 3.037 eram EPP (16,7%).
Política
A Política Pátrio de Cultura Exportadora tem entre seus objetivos melhorar as políticas públicas para as micro, pequenas e médias empresas. Além da geração do Comitê, o Decreto nº 11.593 amplia e aprimora as políticas voltadas para internacionalização e prevê a promoção das exportações e a disseminação da cultura exportadora; a capacitação e o treinamento para empresas interessadas na atividade de exportação; o compartilhamento de boas práticas; o fomento à participação em eventos de promoção mercantil; a aproximação entre empresas exportadoras e instituições ofertantes de serviços relacionados à exportação; e a identificação de oportunidades para fomento da cultura exportadora e para exportação de produtos e serviços.
Planejamento
O crítico do Sebrae enumera dois passos importantes para o empreendedor que está pensando em adentrar o mercado estrangeiro: o planejamento para a internacionalização, permitindo que o pequeno negócio consiga acessar esse mercado; e a escolha acertada do resultado ou serviço mais competitivo lá fora. “O empresário vai enfrentar um mercado concorrencial muito maior, logo tem de estar muito bem-preparado na entrega desse resultado ou na prestação desse serviço e, principalmente, no pós-venda”, aconselha Gustavo Reis.