Início Saúde O seu gato está preparado para o inverno? – 28/06/2023 – Gatices

O seu gato está preparado para o inverno? – 28/06/2023 – Gatices

30
0


Com o início do inverno e a chegada de dias mais frios, os gatos precisam de atenção próprio. Assim porquê nós, humanos, eles também são suscetíveis a vírus que circulam com maior facilidade nesta quadra do ano.

“As doenças respiratórias podem afetar os gatos durante o ano todo, mas ocorrem com maior frequência no inverno, principalmente por pretexto do tempo sedento associado a um envolvente fechado e sem ventilação”, afirma Kathia Almeida Soares, médica-veterinária e coordenadora técnica da MSD Saúde Bicho.

Rinotraqueíte e calicivirose

A rinotraqueíte e a calicivirose são as duas doenças respiratórias mais comuns nos gatos e, apesar de terem manifestações clínicas em generalidade, são enfermidades diferentes.

A rinotraqueíte e a calicivirose são causadas por vírus, sendo transmitidas pelo contato direto entre felinos suscetíveis com outros infectados, principalmente por meio das secreções nasal, vocal e ocular.

Os gatinhos com rinotraqueíte podem apresentar febre, impassibilidade, espirros, rinite, conjuntivite, sendo alguns desses sinais muitas vezes crônicos.

Já a calicivirose, além de febre, impassibilidade, espirros e presença de corrimento nasal e ocular, tem porquê principal sintoma a presença de úlceras orais que trazem bastante desconforto para o bicho.

“Estamos falando de doenças que prejudicam a qualidade de vida do bicho, sem recontar que o gato pode permanecer infectado com o vírus mesmo posteriormente o tratamento e ter recidivas, porquê no caso da rinotraqueíte. Por isso, é extremamente importante que os tutores apostem na prevenção”, diz a veterinária.

Prevenir é importante

Tanto a rinotraqueíte e quanto a calicivirose podem ser prevenidas de maneira simples, por meio da vacinação. Atualmente existem vacinas que protegem contra esses agentes, porquê a tríplice, a quádrupla e a quíntupla felinas.

“É importante que o tutor ligeiro o pet ao veterinário para que o profissional oriente em relação ao resultado a ser utilizado, muito porquê o protocolo que deverá ser realizado, levando em consideração o estilo de vida do gatinho, personalizando assim a vacinação”, afirma Kathia.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul inferior.



Artigo anteriorRenata Vasconcellos ajudou Glória Pires em papel na TV. Entenda
Próximo artigoThiago Nigro explica motivo de não usar roupas compradas por Maíra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui