Guiados pela fé e a devoção ao Divino Pai Eterno, a romaria de Trindade, cidade com 132 milénio habitantes que fica na Região Metropolitana de Goiânia, a 27 km da capital, recebe anualmente murado de 3 milhões de fiéis e turistas de todos os cantos do país. Considerado o terceiro maior evento religioso católico do Brasil, a sarau começa no último domingo do mês de junho, tem a duração solene de dez dias e atrai fiéis que caminham por 18 quilômetros, na rodovia GO-060, conhecida porquê Rodovia dos Romeiros, para agradecer ou remunerar promessas.
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Durante a romaria, os devotos passam por 14 estações que representam a Via Sacra (trajetória de Cristo até a ressurreição) e chegam à Basílica, o único santuário do mundo devotado ao Divino Pai Eterno. A “Capital da Fé”, porquê é conhecida a cidade, abriga também a maior romaria de carros de bois do mundo, que reúne murado de 500 carros vindos de todas as regiões do estado e do país e participam de um tradicional desfile. As celebrações em Trindade contam com missas, novenas, vigílias, procissões e outras atividades religiosas.
A sarau é uma frase da religiosidade popular e tem um papel importante na cultura goiana e brasileira e oferece uma variedade de atrações culturais, porquê shows de música e dança, barracas de comida típica e feiras de artesanato. Essas atividades atraem cada vez mais turistas e contribuem para a economia lugar.
O Sebrae Goiás, em parceria com a prefeitura do município e a Secretaria de Turismo e Cultura, montou um estande para mostra e comercialização do artesanato produzido na cidade e na região. A gestora do Programa de Artesanato e Economia Criativa do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, disse que a expectativa é promover e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos artesãos locais que passaram a fazer segmento do programa. O estande está localizado com destaque próximo à Basílica, na avenida Dr. Irany Pereira, em frente à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, possui 36 metros quadrados e está com mais de 500 peças de 60 artesãos (de Trindade e região, da Associação dos Artesãos e da Escola Municipal de Arte e Estátua de Santa Maria). O estande atende os turistas das 7h às 22h30 durante todos os dias da sarau, que vai até 2 de julho.
“Estamos desenvolvendo um trabalho junto à Secretaria de Turismo e Cultura para que esse segmento seja reconhecido tanto no estado quanto nacionalmente”, explica. O Sebrae já visitou os artesãos, fez a curadoria e o próximo passo, explica Daniela, é passar pelo processo de capacitação (gestão), qualificação e melhoria dos produtos para o mercado. O segmento mais possante em matéria-prima no artesanato do município é a cerâmica e a madeira. Segundo a gestora, o trabalho manual também foi identificado porquê potencial.
Para o prefeito do município, Marden Gabriel Alves de Aguiar Júnior, é um orgulho ter um lugar devotado ao artesanato lugar na Sarau do Divino Pai Eterno. “A parceria com o Sebrae Goiás tem feito diferença na vida dos nossos artistas e artesãos e associado valor ao trabalho feito por eles. Para nós, é um privilégio incentivar e concordar essa estrutura que vai mostrar peças que contam a história da cidade em um evento que promete atrair o maior número de fiéis de todos os tempos”, ressaltou o prefeito.
Parcerias inspiradoras
O secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes Vieira, disse que o estande do Sebrae proporciona um misto de sentimentos, que inspira e ao mesmo tempo emociona e traz alegria. “Cá vemos formas, cores, sentimentos e particularidades em cada peça. Cada pormenor veio de um momento criativo de um artesão nosso e que vai ser levado para vários lugares do país. Essa conquista tem me emocionado muito”, enfatizou o secretário. Para ele, romper barreiras é fundamental para os artesãos neste momento.
Warley agradeceu todo o suporte recebido pela equipe do Sebrae e ao esforço e dedicação dos artesãos que buscam retratar a identidade da cidade. “É muito próprio para nós termos um colegiado de pessoas capacitadas que vão levar o trabalho dos nossos artesãos para eventos porquê a CASACOR e participar de missões, capacitações e rodadas de negócios com a tradição do que é produzido cá em Trindade. Tenho certeza de que nossa parceria com o Sebrae veio para trazer conhecimento e sucesso para esse segmento.”
O artesanato, de consonância com o gerente do Sebrae Goiás Marcelo de Oliveira Moura, dá a identidade além de reproduzir a vocação de cada lugar, e na “Capital da Fé” não é dissemelhante. “O estande repleto de arte mostra que o artesanato é uma certeza dessa vocação oriundo, que a região produz com qualidade e está pronta para ser reconhecida para além do turismo religioso”, explicou. O gerente frisou ainda que o Sebrae apoia os empreendedores do segmento não só na invenção do potencial de cada um, mas também com oportunidade de capacitar e projetar o trabalho, transformando a vida de muitas pessoas por meio do empreendedorismo.
Transformar artesanato em negócio
Além de promover a cultura e a economia da região, o artesanato é um caminho para bons negócios. A gestora vernáculo do Programa de Artesanato do Sebrae, Durcelice Mascêne, esteve em Trindade, conheceu o estande e conversou com os artesãos. “Vocês têm um material lugar maravilhoso, com muita história, onusto de memórias afetivas que pode levá-los para o Brasil e para o mundo”, afirmou. Ela explicou que o segmento pode se tornar um óptimo negócio, mas que é preciso trilhar um caminho de conhecimento em que os atores principais dessa jornada são os artesãos.
A gestora vernáculo lembrou que o tirocínio é necessário para os bons resultados e citou conhecimento em gestão, processo produtivo, inovação, adequação do resultado, precificação, marketing porquê alguns temas de capacitação que o Programa de Artesanato do Sebrae oferece aos participantes. “Que vocês possam transformar o artesanato em uma natividade próspera de renda e libido muita sorte a todos.”
Há sete anos produzindo esculturas com sucatas de ferro, Júlio Sousa, de Convento de Goiás, também está com diversas peças expostas no estande do Sebrae, porquê uma máquina fotográfica, instrumentos musicais, réplicas de animais, entre muitas outras. “Estou muito feliz de estar cá e ter a oportunidade de mostrar meu trabalho em uma sarau que atrai milhares de pessoas. Tenho a certeza de que muitas portas vão se transfixar para mim. Agradeço a toda equipe do Sebrae e das prefeituras de Convento de Goiás e Trindade por essa oportunidade.”
Para a artesã e diretora da Escola Municipal de Artesanato e Estátua, que fica no província de Santa Maria, a 18 km de Trindade, Ivone Freitas, expor as peças produzidas por ela e pela escola na Sarau do Divino Pai Eterno é um momento muito próprio porque traz uma expectativa de um porvir melhor para muitas pessoas. “É maravilhoso poder simbolizar o artesanato de Trindade nesse estande com tanta visibilidade”, comemorou. Ela também faz segmento da associação de artesãos do província que foi criada há cinco anos e possui murado de 50 associados. Greda é a principal matéria-prima usada na região, e a escola trabalha com crianças, pessoas de baixa renda, jovens, idosos, pessoas com deficiência e com transtornos de impaciência e depressão.
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História de devoção
A história conta que Trindade, considerada a “Capital da Fé”, surgiu a partir de uma peça de artesanato, encontrada por um par de agricultores mineiros, Constantino Xavier e Ana Rosa, próximo ao Regato do Barro Preto. O par teria se mudado para a região por volta de 1830 e que murado de dez anos depois, acharam um medalhão esculpido em pedra sabão com a imagem da Santíssima Trindade (Pai, Fruto e Espírito Santo) coroando a Virgem Maria. A notícia se espalhou na comunidade, e os moradores da vizinhança passaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno.
Na era o lugar era denominado de Vila do Barro Preto, subordinada à Campininha das Flores (atualmente é o bairro de Campinas). A fé atraiu cada vez mais visitantes à residência do par e em 1843 foi construída a primeira capela coberta com folhas de buriti, onde atualmente está o Santuário Matriz, para as reuniões de prece.
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Pesquisadores contam que Constantino pediu ao renomado artesão de Pirenópolis José Joaquim Veiga Valle para confeccionar uma réplica maior do medalhão, que foi feita em madeira. O trabalho foi pago com o cavalo com o qual o cultivador foi buscar a peça. Ele teve que voltar a pé (151 quilômetros) em longos dias de estirão, romaria e renovação de fé. Daí em diante, as romarias ganharam cada vez mais força.
Mas a notícia se propagou de forma vertiginosa, e os devotos começaram a se transladar de lugares mais distantes. Outras capelas foram edificadas até que em 1.912 foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, publicado porquê Santuário Velho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Pátrio (Iphan). Em 2013, recebeu o título de Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Para comemorar o centenário de fé e devoção, em 1943 foi lançada a pedra fundamental do atual santuário, que a partir de 1974 já realizava novenas no lugar. Em 1994, o templo foi reformado, com a ajuda de romeiros e devotos. Em abril de 2006, o Papa Bento XVI concedeu o título de Basílica Menor ao santuário e, no mesmo ano, em novembro, foi feita a instalação da Sacrossanta Basílica, a única do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, com capacidade para 2,5 milénio lugares. E uma novidade basílica, com capacidade para 13 milénio lugares, está em construção e deve ultrapassar 200 milénio metros quadrados, contando, além do santuário, com todas as áreas adjacentes, porquê estacionamento e demais espaços.
Toda essa história está registrada no livro “Trindade Turismo” (1ª edição, 2022), publicado pela prefeitura do município.
O prefeito reitera que o artesanato tem sido segmento importante do desenvolvimento da cidade há 180 anos. “Enfim de contas, foi de uma peça de artesanato que surgiu o município que recebe com carinho milhões de devotos guiados pela fé.”
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