Se depender do presidente da Companhia Vernáculo de Provisão (Conab), Edegar Pretto, a parceria com o Sebrae começa com a ampliação de políticas públicas voltadas para o pequeno produtor rústico. “A safra oriente ano anuncia um aumento de 315 milhões de toneladas em relação ao ano pretérito e precisamos potencializar esse resultado junto ao pequeno produtor rústico e na lavradio familiar”, afirmou.
A partir dessa constatação, a teoria do presidente do Sebrae, Décio Lima, é implementar uma série de ações que vai impactar diretamente os empresários de pequenos negócios na dimensão de lavradio familiar.
“Iremos atuar junto com a Conab na construção de políticas públicas que reflitam diretamente na mesa do brasiliano e nos negócios em torno dos empresários de pequenos negócios”, afirmou Décio.
A lavradio familiar, além de sustentar as famílias dos agricultores, também é a grande responsável pela produção de mantimentos para o consumo da população brasileira com a venda dos produtos agrícolas, gerando renda, agregando valor e propiciando a sustentabilidade no campo. Estima-se que 77% das propriedades rurais do país seja de lavradio familiar. Juntas, essas propriedades representam a parcela mais significativa da produção dos mantimentos básicos que vão à mesa da população brasileira.
“O Sebrae já apoia e pode continuar apoiando a capacitação de grupos produtivos, gestão do negócio, organização da enxovia produtiva, gestão nas agroindústrias com intervenções de processos”, destacou Décio. A maioria dos pequenos negócios atendidos pelo Sebrae é formada pela lavradio familiar. A instituição apoia agricultores de todos os segmentos e atividades no campo. Auxilia na orientação de cooperativas e associações para organizar o segmento, no entrada a mercado e para melhorar a renda dos pequenos agricultores.