O mês de junho começou e com ele os donos de pequenos negócios dos setores de Transacção e Serviços têm a oportunidade de aproveitar uma das melhores ocasiões do mercado em todo o ano: o Dia dos Namorados. A data só perde para o Natal e o Dia das Mães em termos de vendas. Leste ano, a expectativa da Confederação Pátrio de Dirigentes Lojistas é de um propagação de 8% em verificação com 2022.
De harmonia com o levantamento da CNDL, entre os consumidores brasileiros que pretendem comprar presentes na data, a expectativa é de um gasto médio de R$ 232. Seguindo a tendência de anos anteriores, os itens mais procurados são roupas, que representaram 38% das compras no ano pretérito; seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem, responsáveis por 24% da procura em 2022. Com a soma de todas as compras, estima-se que o Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 23 bilhões entre presentes e celebrações, que incluem jantares, passeios e festas.
A comentador de Competitividade do Sebrae Mayra Viana lembra que cada cliente tem um perfil único, que precisa ser atendido de forma personalizada. Para aumentar a procura dos clientes e as possíveis vendas, a comentador alerta para a influência de mobilizar as redes sociais da empresa.
“O empreendedor precisa caprichar nas postagens, fabricar mensagens atrativas e com descrições claras. O uso das hashtags também ajuda a promover o engajamento. É papel deles lembrar os clientes que a data está chegando. Essa divulgação pode, inclusive, despertar a vontade de presentear”, comenta.
Outra dica da profissional é a geração de parcerias com diferentes empresas, proporcionando uma experiência única para os consumidores. “Uma floricultura, uma fábrica de chocolates e uma empresa de bebidas, por exemplo, podem se unir e montar um kit regional. Se as empresas trabalham com serviços, podem oferecer jantares românticos, pacotes de viagem, aulas de culinária ou dança. O importante é ser criativo”, acrescenta Mayra.
Confira outras dicas do Sebrae para aumentar as vendas no Dia dos Namorados.
Ressalte os benefícios dos seus produtos
- A pugna por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada quando a empresa mostra que os seus produtos têm valor além do que o cliente está pagando financeiramente. Inove, use a originalidade e mostre uma vez que a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por meio dos benefícios que oferece.
Ofereça vantagens!
- Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras. Por fim de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente retornar ao seu negócio e tornar-se um consumidor leal.
- Que tal usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um incitamento para a volta ao ponto de venda, ele é um supimpa gancho para a sua equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais.
- Quando for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça isso da forma mais criativa.
- Que tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o resultado que foi adquirido?
- Associe frete gratuito a partir de valores mínimos de compra, se for o caso.
- Use promoções progressivas para vender mais.
- Sabe aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação “presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido?
Aumente a venda média por cliente durante o Dia dos Namorados
Ofereça opções complementares ao resultado ou serviço principal. Embora esses produtos tenham um preço menor, eles podem contribuir para aumentar o tíquete médio e o número de itens por venda.
Ao oferecer opções adicionais, você cria oportunidades para um aumento nas vendas totais. Certifique-se de escolher produtos complementares que tenham uma margem de lucro apropriada para a sua empresa, garantindo que você mantenha uma rentabilidade saudável.
Essa estratégia pode ajudar a impulsionar suas vendas e maximizar os lucros durante o período do Dia dos Namorados.