O Prêmio Nacional de Inovação (PNI) chega à 8ª edição com 3.005 inscritos, o maior número dos últimos anos. Esse é o recorde desde a 5ª edição, em 2017, quando a premiação recebeu 3.987 inscrições. Naquele ano, no entanto, ainda existia a categoria ALIs (Agentes Locais de Inovação) – o que justifica essa maior quantidade de inscritos.
Organizado pelo Serviço Brasílico de Suporte às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Pátrio da Indústria (CNI), o PNI é o principal reconhecimento de iniciativas inovadoras no país.
O estado com o maior participação nesta edição é São Paulo, com 600 inscrições. Na sequência, aparecem Santa Catarina (369), Paraná (247), Pernambuco (224) e Minas Gerais (219).
O prêmio existe desde 2011 e, em sete edições, atraiu 13.555 inscritos, reunindo instituições de todos os setores, portes e de todas as regiões brasileiras.
Os vencedores do Prêmio Pátrio de Inovação vão ser anunciados no dia 26 de setembro, em São Paulo. Os premiados ganharão uma submersão em ecossistema de inovação organizada pela CNI e uma bolsa em curso de educação-executiva do Serviço Pátrio de Aprendizagem Industrial (SENAI).