A Semana do MEI 2023, evento anual promovido pelo Sebrae, foi lançada nesta quarta-feira por meio de uma live. A transmissão contou com a buraco do presidente da instituição, Décio Lima, que apontou os microempreendedores individuais (MEI) no país porquê protagonistas da economia brasileira.
“Você que é um MEI social é responsável por resultados fantásticos da nossa economia, do seu prolongamento e da sua pulverização. Ou seja, da repartição da riqueza. Não dá mais para pensar o Brasil sem você, nosso MEI social”, afirmou Décio Lima, em vídeo exibido na buraco da live, transmitida do auditório do Sebrae Vernáculo, em Brasília, por meio das redes sociais.
A Semana do MEI ocorrerá oficialmente de 22 a 26 de maio. A programação já pode ser acessada pelo site www.sebrae.com.br/semanadomei. Serão cinco dias de muitas atividades, networking, palestras, oficinas práticas, dicas e histórias inspiradoras, de forma presencial e online, com vários pontos e tendas de atendimento por todo o país.
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“Nesta semana vamos estar em todos os cantinhos do país, em todos os Sebraes, para poder albergar as preocupações de vocês e, com isso, aumentar ainda mais os 15 milhões de brasileiros que já são empreendedores, para torná-los cada vez mais competitivos”, ressaltou Décio Lima.
História inspiradora
O lançamento da Semana do MEI teve ainda a participação de Zica Assis, fundadora do Instituto Formosura Procedente, rede de salões especializados em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ela contou a trajetória de sua origem humilde, tendo começado a trabalhar porquê babá aos 9 anos, quando passou a ser obrigada pelos patrões a trinchar e rasar os cabelos de que ela tanto gostava no estilo “black”, até chegar à posição atual de empresária de sucesso, com 30 unidades em cinco estados, 1,5 milénio colaboradores e 100 milénio clientes atendidos por mês.
“Minha mãe dizia: tudo que você fizer, faça perfeito, que aí tudo acontece. E eu vi que eu podia ser a melhor faxineira, a melhor arrumadeira, a melhor zebra, a melhor babá. E isso foi fazendo com que as pessoas me conhecessem. Quando eu tinha 21 anos de idade, resolvi: vou trinchar o meu cabelo todo. Nessa mesma era, tive a oportunidade de fazer o curso de cabeleireiro para poder entender o meu fio. E vi que eu poderia desenvolver um resultado que não tirasse a originalidade do meu fio, somente retirando o ressecamento dele”, conta Zica.
A teoria parecia boa, mas Zica se lembra que “não tinha um tostão”, pois ainda era empregada doméstica. Mesmo assim, ela fez uma fórmula básica e soube, em uma capacitação, que não poderia usar na cabeça das pessoas se não conseguisse registrar o resultado. Procurou algumas patroas. Depois ser desencorajada por duas, a terceira conseguiu uma profissional de química que a orientou, passou tudo para o papel até que ela conseguiu o registro do resultado.
“Passaram-se dez anos, dez anos testando até conseguir a formulação. Aí me reuni com meus sócios, meu marido, meu irmão e uma amiga, e abrimos o Formosura Procedente num fundo de quintal”, relembra Zica. Para ela, o sucesso da empreitada tem a ver com persistência, resiliência, inovação e reverência aos clientes. “Éramos quatro empreendedores negros que entendiam exatamente o que nossas clientes queriam. Ali havia paixão para atender, um atendimento encantador e um produtor inovador. Não tinha porquê dar falso”, afirma.
Ela disse ainda que o empreendedor precisa crer no que faz, não pensar somente no quantia logo no início, calcular se o negócio faz muito para os outros e buscar conhecimento sempre. “Quando eu fui buscar conhecimento, aí sim eu falei: agora eu vou entender sobre fio de cabelo, sobre o mercado, vou poder trazer novidades, porque eu fui buscar conhecimento. Hoje estamos cá na Semana do MEI para que as pessoas se capacitem, isso é muito bom”, afirmou.
*Saiba mais em: www.sebrae.com.br/semanadomei