A pele ressecada apresenta sintomas uma vez que dureza, sensação de rigidez, descamação, prurido e, em casos mais severos, rachaduras e fissuras. Ela pode parecer esbranquiçada ou opaca e, ao toque, perde a flexibilidade procedente. Isso ocorre quando há uma perda excessiva de chuva e óleos essenciais da categoria mais externa da pele, podendo ser causada pela pouquidade de chuva e poluição. Mas não é só.
Segundo o dermatologista Bruno Lages, da Clínica Otávio Macedo & Associados, o ressecamento do rosto ocorre por vários fatores. “O tempo sedento é um agravante, mas também a falta de hidratação facial, pouca ingestão de chuva, exposição solar, excesso de limpeza e produtos inadequados podem ocasionar o problema”, diz ele.
Mas, é verosímil deixar a pele mais macia e hidratada. “Antes de mais zero é bom saber a diferença entre pele seca e ressecada. A primeira tem essa particularidade porque produz menos óleo, em universal, por predisposição genética. A pele ressecada é uma requisito e, portanto, deve ter cuidados específicos”, diz Bruno Lages.
Cuidando da pele ressecada
Aquém, o médico dá algumas recomendações para hidratar e deixar a pele mais formosa e macia. Confira!
1. Atenção com o sabonete
Prefira sabonetes suaves que não irritam a pele. Em universal, os líquidos são menos agressivos.
2. Não exagere na limpeza
Evite lavar o rosto muitas vezes ao dia. Se precisar limpar a pele, uma boa opção é a chuva micelar;
3. Capriche na hidratação
Escolha produtos em gel ou creme e com ativos uma vez que ácido hialurônico, que é produzido naturalmente pelo corpo e absorve e retém a chuva na superfície da pele. A niacinamida é outro coligado. Ela potencializa a síntese de ceramidas e ajuda a hidratar a pele.
4. Consuma mais chuva
Tome bastante chuva. Essa é a dica de ouro. A pele precisa estar hidratada de dentro para fora;
5. Proteja a pele do sol
Evite a exposição solar e não esqueça do protetor quotidiano.
Por Clara Barcellos