A maioria dos mato-grossenses (95%) planeja repousar nesse feriado de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, segundo aponta a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Carnaval 2024, realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Pedestal às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). A sondagem, realizada em todo estado, mostra que o turismo será um dos setores mais demandados. Já os segmentos que atuam com sustento, confecções de fantasias, adereços serão os mais procurados pelos foliões, que pretendem gastar em média R$317, no período.
De convenção com a pesquisa, realizada entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 22 de janeiro deste ano, o setor turístico deve ser o mais procurado em Mato Grosso. “A maioria dos entrevistados (95%) quer repousar no Carnaval, e, os principais destinos estão relacionados a atividades turísticas, porquê pousadas, balneários e parques, por exemplo. Muitos também pretendem repousar em vivenda, assistindo a filmes e séries”, diz Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Lucidez de Mercado do Sebrae/MT.
E, na expectativa de faturar mais, a dona da pousada Bom Jesus, em Nobres (a 120 km da Capital), Amanda Almeida, conta que já se prepara para receber os foliões do folga. “A nossa estimativa é de aumentar em tapume de 15% as vendas, tanto que 90% dos quartos da nossa pousada já estão reservados, estamos tendo muitas solicitações para o feriado de Carnaval”, falou.
A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, observa que a procura por locais tranquilos reflete um momento em que as pessoas estão à procura por relaxar e ter contato com o meio envolvente. “Elas querem aproveitar esses momentos para poder se desconectar da rotina agitada e restabelecer conexões com a natureza. Essa é a novidade era do turismo, em que o propósito é entregar um tanto que vai além do tradicional para o turista. São vivências e experiências, oferecidas porquê a gastronomia, lembrancinhas, por exemplo”, fala.
Com atuação consolidada em todo estado, o Sebrae Mato Grosso elaborou recentemente um catálogo de roteiros turísticos do estado. “Esse material é o resultado de anos de atuação do Sebrae/MT em todas as regiões de Mato Grosso, logo as pessoas que buscam lugares para repousar, podem se orientar sobre as possibilidades de turismo que temos no entorno de Cuiabá e em todo Estado”, sugere Marisbeth. O catálogo está disponível AQUI.
Pequenos negócios
As opções de atividades e experiências devem fazer a diferença na escolha de um roteiro. Para facilitar os donos de pequenos negócios na conquista desse público, a gestora de Turismo do Sebrae/MT dá algumas dicas. “Oriente é o momento em que os donos de pequenos negócios da prisão produtiva do turismo devem aproveitar. É uma oportunidade para atender muito os seus clientes, ao oferecer não só um serviço, mas uma experiência. Por exemplo, o segmento da hospedagem pode gerar um mimo para surpreender os hóspedes. A ocasião também é para família, logo pensar nas crianças ao gerar atividades e memórias”, sugere.
A folia
A pesquisa realizada pelo Sebrae/MT também mostrou que entre os outros 5% dos respondentes que planejam festejar o Carnaval, 61% deles devem curtir a folia em blocos de rua. Outros 28% afirmaram que as festas privadas devem ser o rumo.
O município de Nossa Senhora do Livramento (a 39 quilômetros de Cuiabá) deverá ser o rumo da maioria dos foliões mato-grossenses. De convenção com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Eugênio de Almeida Maciel, a expectativa de público é de 5 milénio pessoas, no tradicional Carnaval da cidade, o “Banana Folia 2024”, que terá programação para os dias 10,11 e 12 de fevereiro.
“O nosso Carnaval é uma celebração para toda família. Estamos preparando a sarau na nossa terreiro Meão, com feira gastronômica, apresentações musicais e a recepção dos blocos de rua, oportunidade para os pequenos negócios lucrarem mais. E, neste ano, a concentração dos blocos será na ingressão da cidade, a partir das 17h, com saída em desfile em direção à terreiro às 22h. O evento segue até às 4h da manhã. No domingo teremos uma programação próprio para as famílias que querem curtir com as crianças”, explicou José Eugênio.
Ainda conforme a pesquisa, fora do estado, Florianópolis (SC), foi o sítio mais citado pelos entrevistados.
Gastronomia e economia sítio
Para Marisbeth Gonçalves, as festas de Carnaval são uma óptimo oportunidade para outros segmentos dos pequenos negócios. Entre eles, o de comidas rápidas, adereços, atrações musicais e eventos são exemplos de atividades que impulsionam a economia sítio.
“A realização de eventos durante o Carnaval pelos municípios é uma estratégia de atuação que impulsiona a economia e a prisão produtiva. Nesta edição do Livramento, por exemplo, haverá toda uma conexão com os pequenos negócios. A gastronomia é um segmento muito beneficiado nesta ação, principalmente a comida de rua, com alimentações rápidas e leves”, cita a gestora.
E para o setor turístico que recepcionará boa secção do público que procura folga, a sugestão gastronômica é de pratos mais elaborados. “É pensar em sabores e momentos que criem memórias afetivas. Uma gastronomia com a particularidade regional, para que seja mais uma experiência ao turista daquele território ou rumo. Sugiro ao empreendedor que elabore um tanto que possa transformar o almoço em uma experiência, por exemplo, que seja um momento de conexão com a família. Portanto as empresas do setor também precisam se preparar para oferecer um envolvente adequado, uma sustento que tenha uma história”, finaliza Marisbeth.
Pesquisa
A pesquisa contou com 990 respondentes de vários municípios de Mato Grosso. A metodologia aplicada foi a quantitativa, com entrevistas via telefone, realizada entre os dias 26/12/2023 e 22/02/2024. A margem de crédito da pesquisa é de 95%, sendo 5% de erro.
“O principal objetivo desta pesquisa foi determinar as intenções de compras e comemorações dos mato-grossenses para o Carnaval deste ano. E, traçar o perfil desses consumidores é fundamental para os empresários de cada setor, pois com esses indicadores eles podem formular as melhores estratégias de vendas e promoção de seus produtos, além de se prepararem para atender esse público”, justifica Jaqueline Trentino.