Início Negócios Sebrae participa do encontro Conexão ODS | ASN Nacional

Sebrae participa do encontro Conexão ODS | ASN Nacional

65
0


O gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Pátrio, Valdir Oliveira, e o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, participaram, nessa quinta-feira (19), do encontro Conexão ODS, evento que está sendo promovido no Beach Park, em Aquiraz, até sábado (21). A iniciativa é do Pacto Global da ONU no Brasil e da organização sem fins lucrativos cearense Somos Um, com o objetivo de dar visibilidade aos diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas questões sociais, ambientais e de governança nas empresas e de debater porquê continuar em impacto social.

O Sebrae é um dos patrocinadores do evento e o apoiador da realização do Repto Inovação com Impacto, que é segmento da programação do Conexão ODS. Durante dois dias, equipes irão participar de uma maratona de desenvolvimento de ideias inovadoras de impacto social com o objetivo de solucionar problemas socioambientais. Durante a fenda do encontro, Valdir Oliveira destacou a relevância deste alinhamento entre o empreendedorismo e a questão socioambiental. Ele falou também sobre o trabalho do Sebrae e a imposto que a instituição dá para a realização do sonho de milhões de brasileiros de terem um negócio próprio.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a realização de um evento porquê nascente no Nordeste ajuda a fomentar na região o debate em torno da urgência da Agenda 2030.

Saber os objetivos da Agenda 2030 é fundamental para a sustentabilidade e para a promoção da justiça social do planeta. O Sebrae/CE tem buscado contribuir com esse processo, tanto alinhando as suas ações aos ODS, porquê incentivando e apoiando os pequenos negócios cearenses a fazerem o mesmo. A realização de um evento porquê esse no Nordeste, especificamente no Ceará, só fortalece no estado, tanto no setor público, porquê na iniciativa privada, a procura por um protótipo de desenvolvimento firmado no tripé: econômico, social e ambiental.

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE.

Ainda durante o evento, Valdir e Cartaxo aproveitaram para visitar os estandes das rendeiras da Prainha e do Iguape, do município de Aquiraz, que estão tendo a oportunidade de apresentar ao público a sua arte e de comercializar seus produtos. As rendeiras de Aquiraz estão sendo apoiadas pelo Sebrae/CE, por meio de um projeto que visa à conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) para a renda de bilro do município.

Joaquim Cartaxo (esq.) e Valdir Oliveira (dir.) durante a visitante aos estandes das rendeiras da Prainha e do Iguape. Foto: Sebrae/CE.

Conexão ODS

O evento conta com uma programação de painéis que discutirão, entre outros temas, justiça climática, saúde mental, descarbonização, chuva e oceanos e investimentos de impacto. Aliás, estão sendo realizadas uma feira de negócios, encontros com comunidades, apresentações culturais e o Repto Inovação com Impacto.

Entre os palestrantes do evento está o professor Muhammad Yunus, ganhador do prêmio Nobel da Tranquilidade em 2006, que também lançará seu novo livro A World of Three Zeros (O Mundo de Três Zeros, em português), em que descreve porquê ferramentas financeiras se relacionam e financiam negócios sociais e que traz reflexões sobre porquê as empresas podem e devem contribuir com os desafios sociais e ambientais da humanidade.

Sobre o Pacto Global da ONU

Porquê uma iniciativa peculiar do Secretário-Universal da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio envolvente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no progressão das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 milénio participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 milénio empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede sítio do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Chuva e Saneamento, Vitualhas e Cultura, Robustez e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Notícia. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.

Sobre a Somos Um (@somosumce)

A Somos Um é uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que procura solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no meio das decisões. A organização presta serviços e realiza projetos para estribar empreendedores e negócios de impacto e para impulsionar organizações e iniciativas de espeque ao ecossistema de impacto, além de produzir teor sobre o tema, realizar cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de pronunciação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Tranquilidade, sonha com o dia em que não haverá mais pobreza.

Artigo anteriorOs melhores bares do mundo em 2023, segundo especialistas; ranking tem dois brasileiros
Próximo artigoPrograma Territórios Empreendedores promove ambiente colaborativo e favorável ao desenvolvimento regional | ASN Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui