Profissional explica quais são os principais cuidados necessários com esse procedimento
Um procedimento estético que tem feito sucesso entre as mulheres é a micropigmentação de sobrancelhas. Basicamente, a técnica consiste na emprego de tinta na pele da região das sobrancelhas, com o objetivo realçar, definir e/ou preencher falhas existentes. Handrielli Lima, designer de sobrancelhas e perito no procedimento, explica porquê funciona a técnica. Confira!
Principais técnicas de micropigmentação
As principais técnicas de micropigmentação de sobrancelhas são a fios e a shadow. “A minha técnica de fios, chamada de ‘Fios Wild’, tem a proposta de extrema naturalidade, em que reproduzimos os fios mais naturais da cliente da maneira mais leal provável. Mesma cor, espessura, caimento e densidade”, explica Handrielli Lima.
Ainda de convenção com a profissional, a técnica shadow “consiste no implante de tinta por meio de pixels, que são micro pontinhos que, quando cicatrizados, trazem o vista de sombra translúcida e em degradê, que se assemelha ao resultado da henna e da maquiagem”.
“Qualquer que seja a técnica, é importante respeitar as características pessoais de cada pessoa, pois cada rosto é único e é nossa responsabilidade, enquanto profissionais especialistas, respeitar essa individualidade, e não querer seguir padrões. Toda pessoa deve encontrar sua melhor versão,” adverte Handrielli Lima.
Material usado no procedimento
A micropigmentação de sobrancelhas pode ser feita por meio do demógrafo, um aparelho muito parecido com o usado para fazer tatuagem, em que o implante de tinta ocorre por pontos por segundo. Isto é, a agulha entra na pele, deposita o pigmento e sai.
Também existe o indutor manual, chamado de tebori, que é uma caneta em que se encaixa uma pequena lâmina formada por várias agulhas enfileiradas que, juntas, fazem uma fissura na pele. Esse material é usado nas técnicas de fios e shadow.
Cuidados depois o tratamento
Por se tratar de uma técnica muito superficial e delicada, não exige muitos cuidados. Porém, os três principais são:
- Não molhar as sobrancelhas nos primeiros dias;
- Evitar realizar exercícios físicos;
- Infligir uma pomada que auxilia na regeneração da pele.
Contraindicações da micropigmentação
Apesar das poucas contraindicações, gestantes, pessoas em tratamento de cancro ou com outros problemas na pele não devem se sujeitar à micropigmentação de sobrancelhas. Isso porque ela pode oferecer riscos à saúde dessas pessoas e, até mesmo, prejudicar o resultado do procedimento.
Quanto tempo dura a micropigmentação na pele?
São necessários pequenos ajustes em áreas em que ocorreram falhas durante o processo de cicatrização da pele. Esse retoque é feito geralmente 30 dias depois o primeiro procedimento, quando é provável ver o resultado da micropigmentação.
Entretanto, mesmo com o retoque, o procedimento não é definitivo. “Não deve insistir muito mais que 1 ano, pois qualquer tinta implantada na pele de forma mais profunda permanecerá por longos anos e, com todo esse tempo, a degradação ocorre de maneira regateira, alterando a cor para os tons indesejáveis. Por isso, a relevância correta da emprego da técnica para que o implante ocorra na classe correta da pele”, enfatiza a perito.
Remoção da micropigmentação de sobrancelhas
A micropigmentação de sobrancelhas é reversível por meio de laser ou de despigmentação química. Porém, o procedimento é lento. Quanto profunda estiver a tinta na pele, por exemplo, mais sessões serão necessárias.
“Por isso, é importante o alerta na escolha de um profissional capacitado para realizar seu procedimento. Sendo feito da maneira correta, a micropigmentação estará para reunir a venustidade de cada pessoa, trazendo satisfação e autoestima”, pontua Handrielli Lima.