Quando o tópico é cabelo, as pontas duplas são uma inimiga bastante geral, pois deixam os fios mais fracos e frágeis. Elas surgem devido ao desgaste da ligamento capilar, resultado de processos químicos, mecânicos e influências externas uma vez que sol, vento e poluição.
Segundo o hair stylist Alex Mendes, o uso excessivo da chapinha e secador pode contribuir para o desenvolvimento do problema, pois a temperatura contribui para a perda de hidratação dos fios, danificando-os a longo prazo. Ainda, o afronta de produtos químicos uma vez que colorações, descolorações e alisamentos em universal também é prejudicial.
Cabelos cacheados e pontas duplas
O técnico explica que existem alguns tipos de cabelos que são mais propícios a desenvolver as pontas duplas, uma vez que os cacheados.
“Esse tipo de cabelo acaba tendo maior dificuldade para receber a hidratação dos fios do que os cabelos lisos, pois sua inflexão dificulta que a oleosidade procedente do cabelo chegue às pontas, o que as deixa sensíveis e ressecadas”, afirma Alex.
Reparador de pontas ajuda mesmo?
Segundo o técnico, sim. O resultado colabora para a proteção dos fios contra as agressões diárias sofridas pela ação de raios solares, do vento e da poluição. “Ele também ajuda a emendar a porosidade das madeixas, o que faz com que elas fiquem mais hidratadas”, explica o hair stylist.
Porquê prevenir as pontas duplas?
Alex Mendes separou dicas valiosíssimas de uma vez que evitar que os fios desenvolvam pontas duplas:
- Escolha produtos capilares adequados ao tipo de fio do seu cabelo;
- Prefira secar o cabelo naturalmente. Se for secar com o secador, utilize o protetor térmico;
- Desvelo ao pentear de maneira agressiva, para evitar as pontas duplas;
- Tenha uma boa rotina de hidratação;
- Evite procedimentos químicos;
- Não durma com os cabelos molhados;
- Proteja seu cabelo do sol, cloro e agentes externos associados a pontas duplas;
- Apare as pontas trimestralmente, seja pelo método tradicional ou com o galanteio bordado elimina somente as pontas dos fios, tirando o mínimo de comprimento provável);
- Tenha uma boa sustento.
Porquê expulsar as pontas duplas?
Se você já tem pontas duplas e quer saber uma vez que perfazer com elas e deixar o seu cabelo mais saudável, o hair stylist também separou dicas importantes:
Namoro bordado
Atualmente, o galanteio bordado é o maior coligado quando o tópico é ponta dupla. Ele pode ser feito manualmente ou com o auxílio de uma máquina específica.
Cauterização
Com o galanteio bordado, podemos unir uma boa cauterização, assim garantindo o selamento e a revitalização dessa ponta!
Por Carolina Ribeiro