Início Negócios Micro e pequenas empresas de reparação automotiva geram mais de 14 mil...

Micro e pequenas empresas de reparação automotiva geram mais de 14 mil empregos em Goiás | ASN Nacional

36
0


O anuário do Sindicato Vernáculo da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) aponta que o faturamento líquido nominal da indústria de autopeças no Brasil, de janeiro a maio de 2023, cresceu 6,5% sobre igual período de 2022. O segmento de mercado com maior percentual de aumento de negócios foi a reposição: com 25%.

Para o economista Sergio Duque, que atua no mercado de reposição de autopeças há 30 anos, em 2023 estima-se um incremento entre 6% e 7% nesse valor em todos os segmentos, decorrente da própria relação de demanda proveniente do incremento originário da frota circulante, com o montante de verba aplicado na reparação estimado R$ 91 bilhões na reparação automotiva, em 2023, em todos os setores do mercado independente e em concessionárias das marcas.

Entende-se por reparação automotiva as atividades que envolvem a realização de tarefas, processos e reparos que são essenciais ao funcionamento de um viatura. São os serviços de todas as oficinas, porquê as retíficas, funilarias e pinturas, os centros automotivos com reparos em motores, transmissões, suspensões, freios e sistemas elétricos. Em Goiás, as micro e pequenas oficinas que atuam com reparação automotiva somam muro de 4.800, segundo o presidente do Sindicato da Reparação Automotiva do Estado de Goiás (Sindirepa-GO), Mario Barbosa Arruda.

Presidente do Sindicato da Reparação Automotiva do Estado de Goiás (Sindirepa-GO), Mario Barbosa Arruda, e o diretor de Gestão e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia. Foto: Sílvio Simões.

Ele enfatiza que, no estado, o segmento de reparação automotiva deve gerar em torno 30 a 35 milénio empregos diretos. “Se levarmos em conta que cada micro e pequena oficina possui pelo menos três funcionários, essas são responsáveis pela geração de mais de 14 milénio empregos, ou seja, quase a metade das vagas existentes no setor”, analisou. Porquê o mercado está em pleno incremento, para se manter competitivo, as empresas que trabalham no setor automotivo precisam escoltar as tendências da superfície, além de entender os melhores caminhos para aumentar a produtividade e as vendas.

O diretor de Gestão e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, analisa que o setor automotivo está em permanente evolução e o papel do Sebrae é fomentar o segmento, oferecer capacitações de boas práticas, gestão, vendas, além de segurança por meio do Sebraetec, que é um programa que oferece serviços em inovação e tecnologia para pequenas empresas e tem porquê objetivo aumentar a competitividade das empresas. “O Sebrae também apoia empresas em exposições e missões com intuito de dar visibilidade, facilitar o network e implementar as vendas”, explicou.

Expo Peças

Para movimentar o mercado do setor, foi realizada a 7ª edição da Expo Peças, nos dias 4 e 5 de agosto, no Meio de Convenções de Goiânia. Considerada a maior feira de peças automotivas do Meio-Oeste, com 160 expositores nacionais e multinacionais, o evento atraiu mais de 30 milénio visitantes, que puderam interagir com os mais variados lançamentos e equipamentos do mercado, porquê pneus, baterias, suspensão, freios, escapamentos, lubrificantes, ferramentas, entre outros. Os negócios foram além das expectativas dos realizadores. Segundo eles, foram R$20 milhões negociados, sendo R$ 10 milhões a mais do que o esperado inicialmente. Com o pós-evento, a estimativa é chegar a R$ 50 milhões.

Diretor mercantil da Expo Peças, Paulo Miranda de Souza, visitante a Feira. Foto: Sílvio Simões.

Diretor mercantil da Expo Peças, Paulo Miranda de Souza, disse que os resultados do evento trouxeram muito orgulho porque os negócios aconteceram, parcerias foram realizadas e o evento trouxe mais visibilidade para todos do segmento. “Agradecemos a parceria de todos os participantes, em privativo ao Sebrae, ao Senai, ao Sindirepa e ao Sistema Fieg. A Expopeças fomenta o gavinha entre a enxovia produtiva e o nosso lema é o conhecimento é o poder, e nós tivemos mais de 30 palestras”, frisou.

A gestora do evento pelo Sebrae Goiás, Camila Roble, conta que o Sebrae participou com um estande com atendimento a empresários de pequenos negócios durante os dois dias do evento e apoiou a participação de cinco empresas.

“Esse escora objetiva que as empresas sejam vistas por outros participantes, alavanquem as vendas; gerem contatos qualificados; fortaleçam o relacionamento com os diversos públicos; lancem novos produtos e serviços; atraiam fornecedores e parceiros; fortaleçam a marca, a pesquisa de novas tendências e as soluções de mercado; e, principalmente, impulsionem os negócios e aumentem as vendas”, ressaltou Camila.

Diretor de Gestão e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, e a gestora do evento pelo Sebrae Goiás, Camila Roble. Foto: Sílvio Simões.

A entidade também fez segmento da programação de palestras, com o consultor Leandro Garibaldi, que falou sobre “Porquê atrair, ocupar e manter clientes”, que abordou o CRM, que é o gerenciador de clientes, graduação da lealdade e estratégia ACM. “São ferramentas de marketing aplicados ao atendimento ao cliente para melhora do principal ativo das empresas, que é o atendimento”, explicou o consultor.

A JJ Borracha Sustentável, de Rosângela Sheila Feitosa, foi uma das empresas apoiadas pelo Sebrae na Expo Peças. Para ela, estar na feira significou captar clientes, fornecedores, estabelecer novas parcerias e fechar negócios, durante o evento ou no pós-evento. A empresa trabalha com peças usinadas a partir da borracha com um noção de sustentabilidade do meio envolvente com sobranceiro padrão de qualidade e inovação. A empresa Fedato, do proprietário Victor Hugo Fedato, também teve escora do Sebrae. “Nossa empresa trabalha com assessoria de vendas e representa 20 indústrias de reposição de peças, e intermedia os produtos da indústria até o distribuidor. Estamos na Expo Peças desde a primeira edição e precisamos de uma feira goiana para unir os parceiros. Nossa expectativa foi alcançada, que foi fazer negócios e vários contatos”, disse.

Evento atraiu mais de 30 milénio visitantes que puderam interagir com os mais variados lançamentos e equipamentos do mercado. Foto: Sílvio Simões.

Informações para a prensa:

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Médio | Goiânia: Filial Entremeios Notícia / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Artigo anteriorTipos de manchas na pele: conheça cada um deles e saiba como tratar
Próximo artigoPreta Gil celebra aniversário após ‘quase morte’ – 08/08/2023 – Celebridades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui