As boas expectativas para a retomada do turismo brasiliano na pós-pandemia seguem impulsionando os pequenos negócios e gerando empregos no país. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo (Mtur), com base nas informações do Cadastro Universal de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Ofício (MTE), apontam que, no primeiro semestre deste ano, o turismo já criou mais de 105 milénio novos postos de trabalho. Diante do cenário positivo, os donos de micro e pequenas empresas (MPE) fazem investimentos para prometer maior qualidade dos serviços e o aumento da demanda.
Em Parnaíba, no Piauí, a empresária Denise Campos e o marido Junno Sousa, administram juntos o Grupo VM, responsável pelo multíplice pioneiro de empreendimentos voltados ao turismo na região. A escritório de turismo VM Experience, integrante do grupo, já faturou 30% a mais do que no ano pretérito. Outrossim, por razão da subida temporada, eles contrataram mais pilotos para as embarcações disponíveis para aluguel e atividades do off road. Já o restaurante Faustino, inaugurado há menos de um ano, já contratou neste ano, 13 colaboradores, entre garçons, cumins, profissionais de limpeza e do administrativo.
“Nós acreditamos muito no turismo do Piauí, integrado à Rota das Emoções, que também inclui o Ceará e o Maranhão. Prova disso é que compramos três novas embarcações e fazemos investimentos contínuos na marina, que aos finais de semana fica lotada. Acreditamos nesta retomada e que podemos crescer ainda mais”, afirma a empresária.
Em Mato Grosso, na região do Pantanal Setentrião, o parelha Lisa Canavarro e Giuliano Bernardon são donos da pousada Ayamara Lodge, em Poconé, desde 2019. Posteriormente o período crítico da pandemia e do queimação que se alastrou pela região, em 2020, o pequeno negócio já conseguiu recuperar-se das perdas e está investindo em melhorias no lugar. De conformidade com a empreendedora, em confrontação com o ano pretérito, houve um aumento de 20% da procura.
A pousada que começou a funcionar com cinco colaboradores, atualmente já emprega 19 pessoas, sendo que quatro delas foram contratadas neste ano. A empreendedora destaca que enfrenta dificuldades para encontrar mão de obra qualificada e comprometida, mas que isso não impede o propagação do negócio.
“Nosso negócio é voltado para o público estrangeiro, mas também começamos a receber muitos brasileiros, o que não era muito generalidade antes da pandemia. Leste ano, a procura melhorou muito. Estamos investindo na estrutura e na qualidade dos serviços. Conseguimos comprar nosso próprio navio para os passeios e estou aguardando o orçamento para erigir uma torre de reparo”, contou Lisa.
O empresário Lucas Alves Ferreira, que comanda o Balneário Estrela do Formoso, em Bonito (MS), também acredita na retomada sustentável do turismo na região. Mesmo depois das fortes chuvas do prelúdios do ano atrapalharem o negócio, ele se prepara para receber mais turistas até o final de 2023. Para não depender do rio e suportar com os impactos do clima lugar, o empresário lançou novos produtos, uma vez que passeios de quadriciclos com contemplação, o que exigiu a contratação de dois novos funcionários.
“O prelúdios do ano foi totalmente fora do que havíamos planejado e isso impactou um pouco a velocidade dos investimentos, mas isso não significa que vamos reduzir o nosso ritmo. Tivemos uma demanda reprimida no primeiro semestre, mas estou apostando que o clima será melhor daqui para frente. Também estou acompanhando a movimentação da economia e a intenção é contratar mais pessoas”, ressalta.
Momento de oportunidades
A coordenadora vernáculo de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressalta que o país vive um clima favorável com a retomada do setor e da marca Brasil no exterior. Segundo ela, a retomada sustentável do turismo brasiliano precisa de ações de todos os atores envolvidos, seja da iniciativa privada, seja do governo e entidades representativas.
“É um clima que contagia quem empreende e também quem gosta de viajar. Logo, é uma oportunidade para reposicionar o setor de modo a atender às expectativas desse turista, seja brasiliano ou estrangeiro, que quer encontrar um serviço de qualidade, viver experiências memoráveis e se encantar com a nossa identidade tão uno”, frisa.
Ela destaca ainda que o Brasil possui múltiplas vocações para o turismo, com capacidade de aprazer a todos os gostos e acrescenta que o vestimenta do país oferecer uma variedade de atrativos em um mesmo território e fado também favorece o desenvolvimento do setor, formado por 97% de pequenos negócios.