Início Negócios Saiba como turbinar as vendas no segundo semestre | ASN Nacional

Saiba como turbinar as vendas no segundo semestre | ASN Nacional

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O segundo semestre já começou e com ele chegam algumas das principais datas do calendário mercantil: Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia da Muchacho, Black Friday e Natal. Com o gradual reaquecimento da economia brasileira e as expectativas de queda das taxas de juros para os próximos meses, os empresários estão otimistas apostando em um resultado melhor que o conseguido em 2022.

Para aproveitar o momento e otimizar as vendas, entretanto, os donos de pequenos negócios precisam, primeiro, fazer um esforço para estarem preparados. Nesse sentido, o planejamento é uma lanço sátira. O empreendedor deve cuidar de um conjunto de iniciativas que vão contemplar aspectos uma vez que gestão de estoques, negociação com fornecedores, parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do envolvente.

O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Vernáculo, Enio Pinto, lembra que há três ações que o empresário precisa ter em mente ao preparar o estoque. A primeira é fazer uma reposição completa, considerando as variedades do resultado (cor, tamanho, modelos). A segunda medida é variar os fornecedores. “O empreendedor não pode nunca permanecer na mão de um único fornecedor. Ele precisa checar se pode encontrar sempre melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque”, comenta Enio. Por término, o possuidor do pequeno negócio precisa deixar evidente para o fornecedor que ele faz segmento da ergástulo de valor do seu negócio. “Ou seja, só vende muito quem compra muito. Se eu compro dispendioso, vou ter que vender dispendioso. Portanto o fornecedor tem que ter um entendimento de que o seu negócio quer jogar um ‘ganha-ganha’. Ganha o cliente, ganha o empreendedor e ganha o fornecedor”, acrescenta o gerente.

Gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Vernáculo, Enio Pinto

Outro ponto para o qual Enio Pinto labareda a atenção é sobre a presença do dedo da empresa. “Esse é o mundo de hoje: físico e do dedo, tudo junto e misturado. Portanto, a presença do dedo do negócio tem que estar consolidada”, comenta. Segundo o gerente do Sebrae, é fundamental que o empresário tenha um bom site e possa fazer um pré-lançamento das vendas para cada uma dessas oportunidades comerciais. “É fundamental profissionalizar a presença do dedo, o que significa ter um teor sedutor no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, exemplifica Enio.

Ser inovador
Para se diferenciar no mercado e vender muito, é importante que o empresário ofereça qualquer ineditismo, alguma inovação em relação ao que ele tem vendido normalmente. Para isso, ele precisa prospectar junto a outros empreendedores do mesmo segmento que o seu e que sejam vanguarda. “O cliente paga preço e o possuidor de pequeno negócio precisa associar valor à equação, com um favor concreto. O cliente quer mais que um simples resultado que está adquirindo, ele quer também uma experiência memorável”, comenta Enio Pinto.

O gerente do Sebrae labareda atenção que o empreendedor precisa transformar o cliente em seu fã incondicional. “Ele tem de oferecer um envolvente muito aprazível, pluralidade nas formas de pagamento, uma equipe muito muito treinada, segurança, atendimento de primeira classe”, ressalta. “Uma selecção interessante é desenvolver parcerias com empresas de tecnologia para associar uma experiência tecnológica, mesmo que o negócio seja tradicional. Todo mundo quer comprar com comodidade. Canais digitais de venda sempre trazem vendas adicionais. Portanto, procurar uma startup que possa ser parceira em um período em que as vendas bombam e o cliente tem pouco tempo pra se transmitir e comprar, pode ser uma solução”, diz Enio.

Parcerias
Outra dica é procurar fazer combos internos ou externos. “O combo interno é a promoção com qualquer resultado que o empresário tem na própria loja. O combo extrínseco é resultado de uma parceria que ele pode firmar com outros empresários ali da própria vizinhança e que tenham um negócio que, eventualmente, possa ser complementar. Por exemplo: compre cá um presente para sua namorada e ganhe um desconto no restaurante da esquina para um jantar”, conclui Enio Pinto.

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