Dermatologista explica uma vez que alguns hábitos são importantes para evitar o ressecamento
Apesar de parecer que a pele fica mais ressecada nos dias frios, o tempo sequioso não é o único responsável. “À medida que as temperaturas caem durante os meses mais frios, a umidade do ar também cai e isso deixa a pele mais seca, o que se agrava mais com alguns hábitos uma vez que banho quente, falta de uma rotina de cuidados e má alimento”, esclarece a dermatologista Dra. Mônica Aribi.
A médica ainda explica que a crença de que a pele oleosa não precisa ou não pode ser hidratada é um mito. Isso porque a oleosidade é dissemelhante de hidratação. “Enquanto o primeiro se refere ao excesso de sebo, o segundo trata da quantidade de chuva na pele”, diferencia. Outrossim, os tratamentos para acne, por exemplo, ressecam muito a pele, o que evidencia a premência de hidratação.
A seguir, a dermatologista Dra. Mônica Aribi lista 8 dicas para manter a pele hidratada nos dias frios. Confira!
1. Aplique creme e gel hidratante
Os cremes e os géis conferem refrigério subitâneo e evitam a perda de chuva transepidermal. “Na hidratação por oclusão, os ativos presentes no cosmético são capazes de promover uma redução da evaporação da chuva no estrato córneo e manter a umidade das camadas mais profundas, graças à presença de óleos. Ela é mais indicada para peles secas”, diz a Dra. Mônica Aribi.
Na elaboração desses cosméticos, são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, considerados hidratantes biológicos. “As peles que mais se beneficiam desse tipo de ação são as normais e secas. Dessa forma, é muito importante que as peles mais secas apostem em cremes mais ricos e nutritivos, com ômegas em associação a ingredientes clássicos uma vez que ácido hialurônico. Enquanto isso, as peles oleosas devem usar produtos que confiram hidratação prolongado e controle do cintilação, geralmente em versões oil-free”, explica a profissional.
2. Zelo com o banho
Pode até ser prazeroso, mas o banho longo e quente tende a deixar a pele ainda mais seca. “O banho deve ser pequeno e na temperatura certa, mais intermediária. Aproveite os minutos depois do banho, em que a pele ainda está mais receptiva, e aplique uma estrato ligeiro de óleo corporal, seguida por um creme ou loção para o corpo. Isso vai ajudar o hidratante a penetrar”, explica a dermatologista.
3. Utilize máscara facial
Uma máscara hidratante pode servir uma vez que um ritual semanal e te ajudará a relaxar. “As máscaras são úteis porque são oclusivas, o que significa que introduzem vigorosamente os ingredientes hidratantes na pele. O mesmo vale para o seu cabelo”, diz a profissional.
4. Preocupe-se com todas as áreas do corpo
Há uma solução fácil para mãos, joelhos, cotovelos e pés ásperos no inverno. “O grande sigilo é, depois a esfoliação realizada durante o banho, utilizar um creme rico em ureia, óleos uma vez que o de abacate, macadâmia, amêndoas, maracujá ou uvas e manteigas uma vez que a de karité, cupuaçu ou manga”, explica a Dra. Mônica Aribi.
Segundo a dermatologista, no caso dos pés, as meias de algodão podem ajudar a potencializar a ação dos ativos. “[Deve-se] colocar meia de algodão por trinta minutos para aumentar a aspiração dos ativos e potencializar a ação de hidratação, regeneração e nutrição sítio”, afirma. Já nas mãos, a luva pode ser uma opção para fazer a oclusão e potencializar a ação dos ativos.
5. Use protetor labial
Se o seu lábio está ressecado, zero de passar a língua! O melhor a fazer é usar um protetor labial. “A seiva tem um pH mais ácido e isso leva a uma dermatite ordenado que piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata de que houve um umedecimento da região, mas logo depois acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão sítio”, afirma a profissional.
A médica recomenda usar hidratantes à base de vitamina E, pró-vitamina B5, de manteigas de karitê e cacau. “Devem ser formulações ricas em vitaminas e antioxidantes que ajudam no reparo, no sentido de evitar a inflamação”, afirma.
6. Beba chuva e consuma mantimentos saudáveis
Segundo a Dra. Mônica Aribi, o consumo de frutas e vegetais ricos em chuva pode ajudar a hidratar a pele, pois fornecem hidratação a todas as células do corpo. “A hidratação interna com ingestão de chuva adequada e alimento originário e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos”, diz a profissional.
Conforme explica a dermatologista, a maioria dos nutricosméticos possui fórmulas capazes de ajudar a hidratar a pele. “Componentes uma vez que vitamina E, colágeno marítimo, licopeno e betacaroteno podem ajudar tanto na hidratação uma vez que no fortalecimento da barreira da pele. O ômega 3, por exemplo, promove hidratação de dentro para fora”, afirma.
7. Melhore o ar do seu quarto
Juntamente ao ar sequioso, o calor do aquecedor é um dos principais fatores que diminuem a hidratação. “Para resolver esse problema, coloque um umidificador de ar no seu quarto. Sua pele vai agradecer pela manhã”, esclarece a dermatologista.
8. Proteja a pele do vento indiferente
O vento indiferente pode evolar rapidamente a umidade da pele, levando ao ressecamento. Ao protegê-la com roupas adequadas, você reduz essa perda de umidade. Outrossim, a prática evita efeitos irritantes que contribuem para o ressecamento e o desconforto.
Por Maria Paula Amoroso e Redação EdiCase