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76% dos empreendedores negros vendem com uso de ferramentas digitais, aponta pesquisa do Sebrae | ASN Nacional

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Aumentou o número de empreendedores negros que utilizam ferramentas digitais para vender seus produtos e serviços. Dados da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e o IBGE em julho deste ano, mostram que 76% deles usam redes sociais, aplicativos ou internet para perceber os clientes e fechar negócios. Em maio, esse percentual era de 69%. A partir dos números do levantamento, também pode-se declarar que os empreendedores negros utilizam mais os meios digitais para vender do que os brancos (74%).

Apesar da grande presença dos empreendedores negros na internet, muitas pessoas desconhecem o impacto desses pequenos negócios na sociedade, gerando tarefa e renda, por exemplo. Estima-se que o afroempreendedorismo brasílico movimente R$ 2 trilhões por ano.

“O empreendedorismo é uma instrumento de inclusão social e produtiva no nosso país. Os negros representam 54% dos empreendedores brasileiros e os negócios criados por eles geram muitos impactos positivos, disponibilizando tarefa e renda”, avalia o presidente do Sebrae Vernáculo, Décio Lima.

Visibilidade à força do empreendedorismo preto

A partir dessa segunda-feira (11), as redes sociais do Sebrae iniciam a divulgação da campanha “O Negócio Tá Preto”, com o objetivo de virar o vista negativo da frase, ao fabricar um envolvente virtual de inclusão e valorização do empreendedorismo preto.

“Ao longo da divulgação, nos próximos dois meses, vamos dar um novo sentido ao termo, de uma forma positiva e motivacional. Expor que ‘O Negócio Tá Preto’ será declarar que o negócio está fazendo a diferença, que é uma coisa boa. Ou por outra, vamos oferecer orientações e informação que atendam as principais dores do empreendedor preto”, explica a comentador de Notícia do Sebrae Ana Carolina Soares.

Entre as ações previstas na campanha estão a participação de influenciadores negros que tratam de negócios e empreendedorismo, porquê Nina Silva , Jacira Gulosice, Hisan Silva e Maurício Bahia. As redes sociais do Sebrae também vão compartilhar histórias inspiradoras de empreendedorismo preto, muito porquê vão estimular a procura e identificação de negócios no Território Afroempreendedor, por meio de uma instrumento de geolocalização. “Isso possibilita que um empreendedor preto marque o negócio dele na plataforma, dando mais visibilidade para o empreendimento dentro dessa espécie de planta”, explicou a comentador.

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