A rotina de treino precisa de atenção próprio para também melhorar a qualidade da pele
Exercitar-se regularmente é forçoso para ter uma vida mais saudável. A atividade física reduz o risco de diversas doenças e contribui para o bem-estar da saúde mental. Aliás, colocar o corpo em movimento também é profícuo para a pele. No entanto, é muito importante que você tenha cuidados com ela antes e depois de praticar exercícios.
“A prática de atividade física aumenta a circulação, melhora a oxigenação e a nutrição das células, deixando a pele mais formosa e saudável. Se, ou por outra, a pessoa se habitua a uma rotina de cuidados no pré e no pós-treino, os resultados podem ser ainda melhores”, explica Renata Taylor, fisioterapeuta dermato funcional e consultora mercantil da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e na fabricação de equipamentos eletrodomésticos e estéticos.
A técnico alerta que, por outro lado, a falta de alguns cuidados pode ocasionar envelhecimento precoce, deixando a pele opaca e marcada. Por isso, ela traz algumas dicas que, se seguidas corretamente antes e depois do treino, podem proporcionar uma pele esplêndido. Confira!
1. Evite treinar de maquiagem e cabelo solto
Querer estar sempre formosa, tudo muito, mas, na liceu, essa não deve ser a prioridade. O ideal é remover qualquer maquiagem antes de ir para o treino, pois ela bloqueia os poros e as glândulas sudoríparas, dificultando a respiração da pele.
“Depois de lavar todo o rosto, é hora de empregar seu hidratante predilecto e não se olvidar do protetor solar. Aliás, não é recomendado treinar com os cabelos soltos, mesmo que eles sejam curtos. É importante prendê-los, para que produtos capilares não se misturem com o suor. Isso pode obstruir os poros e ocasionar as indesejáveis espinhas na testa”, afirma Renata.
2. Limpe os equipamentos e não ligeiro a mão ao rosto
Sempre higienize os equipamentos da liceu antes de usá-los com sua própria toalha ou com papel disponibilizado pelo estabelecimento. Fazendo isso, é provável diminuir as chances de uma contaminação por fungos, que causam infecções na pele, micoses e outros problemas. Demais, o recomendado é não tocar o rosto durante o treino. “As mãos sujas podem carregar uma infecção bacteriana. Mantenha-as longe do rosto enquanto se exercita”, orienta a técnico.
3. Lave o rosto em seguida o treino
Higienizar o rosto em seguida o treino é tão importante quanto antes dele. Relaxar com o rosto suado pode ocasionar a prisão de bactérias na pele. O mais indicado é fazer uma boa higiene com o sabonete ideal para seu tipo de pele e se livrar da sujeira, do óleo e do suor.
4. Troque de roupa em seguida chegar da liceu
Muitas vezes, na correria, chegamos do treino e nos ocupamos com outras coisas. No entanto, não deixe de trocar de roupa. O corpo tende a suar e liberar toxinas que, geralmente, ficam nas roupas e podem obstruir poros e levar a erupções cutâneas, à acne e à foliculite, causada pelo atrito estável da roupa molhada com a pele. Isso obstrui os folículos pilosos e forma cravos, além de gerar um envolvente quente e úmido, propício à proliferação de fungos e bactérias.
5. Inclua a esfoliação na sua rotina
A esfoliação é forçoso para deixar a pele em dia, mormente porque muitas regiões do corpo passam boa secção do treino abafadas e em atrito com as roupas. Isso, por sua vez, favorece a foliculite e o ressecamento. É importante incluir a esfoliação na rotina, pois ela elimina impurezas e células mortas na superfície, trazendo de volta uma textura macia.
6. Aposte em tratamentos estéticos
O mercado conta com diversas tecnologias em tratamentos estéticos voltadas ao rejuvenescimento facial, à hidratação e ao tônus da pele. São recursos valiosos que potencializam os cuidados home care. “A HTM Eletrônica, por exemplo, possui em sua risca equipamentos de luz intensa pulsada, que favorecem a síntese de colágeno e a despigmentação de manchas, em próprio manchas de idade”, finaliza a técnico.
Por Daniela Albuquerque