A Sarau Junina é celebrada em todo o país com diversos elementos característicos, porquê fogueiras, quadrilha, trajes xadrez e caipiras, bandeirinhas, brincadeiras e muitas comidas típicas.
Se você quer saber um pouco mais dos pratos juninos, confira nossa lista inferior com receitas doces e salgadas, além de bebidas com e sem álcool e se delicie com essas comidas típicas de Sarau Junina!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Salgadas
Essa é uma receita muito prática de ser feita e agrada muitos paladares, mesmo sendo muito simples. Você vai precisar unicamente de pães, salsicha e os ingredientes do molhinho.
O buraco quente é uma receita consiste em um pão francesismo recheado com uma mesocarpo moída muito temperadinha. A dica para os vegetarianos é trocar a mesocarpo por shimeji.
Aquele pastel clássico de feira também não pode permanecer de fora da Sarau Junina. Com um preparo fácil, você pode fazer e zelar para fritar depois ou fritar na hora.
Uma versão simples de pamonha salgada para você incrementar os seus quitutes de Sarau Junina. Cá, você pode preparar tanto na palha, quanto em saquinhos.
Para preparar o milho cozido, além dele, você só vai precisar de chuva, sal e manteiga. Uma boa dica é servir a espiga na palha, assim seu petisco fica com um toque rústico.
O pinhão é uma semente muito geral na região sul e sudeste do Brasil com um grande valor nutricional. A partir dele, é provável gerar uma grande quantidade de receitas, mas a principal forma de consumo é cozido.
Esse é um petisco muito simples de ser feito e muito considerado. O sigilo para que o preparo dê perceptível é deixar os amendoins de molho por 8 horas antes do decocção.
E não podemos olvidar aquela torta caipira superfácil feita no liquidificador. Cortada em pedacinhos, não vai sobrar nenhum!
E por que não preparar uma farofa de pinhão? Simples e saborosa, essa receita vai deixar todo mundo com chuva na boca.
A canjica é um prato considerado tanto em sua versão gulosice quanto na salgada. Para incrementar ainda mais esse prato, a dica é alongar calabresa.
Essa é uma receita de cuscuz clássico. Você só vai precisar de uma cuscuzeira, farinha de cuscuz, chuva, sal e açúcar.
E ara uma versão mais simples, você pode preparar esse cuscuz de frigideira delicioso e mais prático.
Uma vez que a Sarau Junina acontece no insensível, zero melhor do que um caldo muito cremoso e quentinho para seguir a festança. Cá, você aprende uma versão com mandioca, bacon e calabresa muito simples.
Doces
A versão gulosice do mendubi agrada muitas pessoas. Simples e rápido de fazer, é uma opção interessante para alongar ao cardápio. Uma dica é servir esse petisco em saquinhos individuais.
Um dos doces mais clássicos de sarau junina, super simples de fazer. Para o preparo, você vai precisar de açúcar, glucose, chuva, manteiga sem sal, bicarbonato de sódio e mendubi. Em muro de uma hora você tem um gulosice delicioso e crocante na medida certa!
Esse é um clássico das Festas Juninas e não podia estar fora da lista. Você vai precisar unicamente de 3 ingredientes e 20 minutos.
Vai uma pipoquinha gulosice aí? Aprenda a fazer aquela clássica pipoca gulosice caramelizada de forma fácil.
Esse é um gulosice muito parecido com o pé de moleque, mas ele tem o acréscimo de cacau. Esse substância extra torna a receita ainda mais saborosa.
O bolo de milho molhadinho vai fazer sucesso no seu moca da tarde ou naquela Sarau Junina no meio do ano. Confira a receita completa e prepare um cafezinho para seguir!
Que tal fazer em morada aquela paçoca de rolha? Cá, você vai precisar de farinha de mandioca torrada, mendubi torrado e sem sal, açúcar cristal, sal e forminhas em formato de cilindro.
E que tal preparar uma versão mais fácil da paçoca? Basta conferir o passo a passo dessa receita mais prática, mas saborosa.
Além de ser deliciosa, essa versão de brigadeiro é muito fácil de fazer. Você vai usar unicamente três ingredientes: leite condensado, manteiga e paçocas.
É provável fazer uma deliciosa sobremesa com o nosso arroz do dia a dia: o arroz-doce. O preparo dessa receita é muito simples e poucos ingredientes são necessários. Uma vez que leva canela em pau, fica muito balsâmico.
E para dar um toque a mais no arroz-doce, confira essa versão super cremosa do gulosice para deixar a sua Sarau Junina ainda mais saborosa.
Uma cocadinha cai muito muito para Sarau Junina, não é mesmo? Você só vai precisar de 3 ingredientes e 20 minutos para fazer essa delícia.
Outro gulosice clássico que faz muito sucesso nas Festas Juninas, é o quebra-queixo. Para preparar, você vai precisar de açúcar, chuva, suco de limão, coco ralado e em flocos.
Uma vez que essa receita leva leite condensado, a dica é utilizar chocolate em pó em vez de achocolatado. Assim, o pé de moleque fica menos gulosice e mais equilibrado.
O romantismo combina com o inverno, não é mesmo? Que tal surpreender quem você gosta com esse gulosice típico das festas de São João? A calda é muito simples de fazer, mas é importante ter desvelo com o ponto.
E quem disse que cuscuz não pode ser gulosice? Confira essa versão feita com leite condensado e que fica perfeita para a Sarau Junina.
Essa é uma receita feita no liquidificador, o que a torna muito prática. Depois que a volume estiver pronta, basta levar ao forno em uma assadeira untada.
Mais uma versão de pamonha, mas nessa receita você vai aprende aquela versão clássica feita na palha de milho. Confira!
Essa versão também é assada, o diferencial é que é feito com milho em lata e queijo ralado, dando um toque a mais para a receita.
Mais um gulosice simples e irresistível que faz sucesso nas festividades. Para preparar, você vai precisar de coco, leite condensado, ovos, queijo parmesão e manteiga.
Doces caseiros são uma ótima opção para serem servidos em Festas Juninas. Para isso, a dica é colocá-los em potinhos individuais.
O curau de milho não podia faltar. Nessa versão ele é feito com milho em lata e leva unicamente 35 minutos para permanecer pronto.
Canijica é um prato privativo e que não pode permanecer de fora da Sarau Junina. Confira porquê preparar essa versão cremosa e com leite condensado.
Essa canjica é privativo para a Sarau Junina. Você vai precisar de milho branco para canjica, chuva, leite, leite condensado, açúcar cristal, cravo e canela.
A paçoca tem que estar presente na sua Sarau Junina e por isso, você não pode deixar de conferir essa torta de paçoca deliciosa e fácil.
Outro substância sempre presente na Sarau Junina é o milho e por isso esse bolo de milho clássico não poderia permanecer de fora da lista.
Tá querendo uma receita de bolo de milho fácil? Confira essa de liquidificador supersimples e que vai deixar a sua sarau Junina mais saborosa.
O bolo de fubá é um clássico das vovós e também muito querido nos arraiás pelo Brasil. Cá, você confere uma versão simples e deliciosa para incrementar a sua Sarau Junina.
Bolos simples são uma ótima opção para servir em Sarau Junina. Quando esse bolo leva mendubi, sendo um substância típico das festividades, melhor ainda.
Em idade de Sarau Junina, receitas com mendubi nunca são demais. Inclusive, são muito apreciadas e com o bolo de pé-de-moleque, um gulosice tão tradicional, não seria dissemelhante!
Não deixe de fazer aquele bolo de mandioca delicioso e perfeito para saborear na Sarau Junina. Confira o passo a passo e se delicie.
Uma receita para se esbaldar sem culpa! O bolo de fubá com requeijão e goiabada é supercremoso e a combinação de doce-salgado vai te surpreender!
Bebidas
O quentão é a bebida mais tradicional das Festas Juninas. A receita leva vinho tinto, chuva, cachaça e várias especiarias. Combinadas, esses ingredientes criam um bebida de sabor único.
Também é provável preparar a bebida mais conhecida das Festas Juninas sem álcool. Assim, o quentão está liberado para todas as idades.
Que tal preparar um suco feito de milho-verde? Você só vai precisar de milho, açúcar e leite. O preparo é um pouquinho mais trabalhoso do que o suco normal, mas o resultado é uma bebida saborosa.
Essa é uma bebida muito encorpada e densa, quase não parece um chá. Ou por outra, é muito saborosa e aromática.
O chocolate quente além de ser perfeito para os dias mais frios, combina muito com a Sarau Junia. Faz muito sucesso com as crianças e também com os adultos.
Já nesta versão, você encontra um chocolate quente supercremoso e feito com chocolate em pó e não em barra.
Para preparar essa receita, você só precisa colocar tudo na panela, misturar e esquentar. É a bebida perfeita para aquecer os dias frios do inverno.
Uma batida também não poderia permanecer de fora da lista. Cá, para entrar na temática de Sarau Junina, a batidinha tem sabor de paçoca. Experimente!
Agora que você já conferiu uma lista com diversos pratos típico de Sarau Junina para servir na festança, que tal incrementar a mesa com mais gulosice? Não deixe de conferir essa lista de receitas de arroz gulosice, um clássico, para a alegria da criancice.e dos adultos.