Normalmente, quando fazemos uma tatuagem, a teoria é que ela seja para sempre. Logo, é fundamental encontrar um tatuador que tenha o estilo de traçado de que você gosta, para não se arrepender depois. Mas nem sempre é mal acontece. Por isso, hoje há técnicas para remover a tatuagem. Dessa forma, em caso de remorso, você não é obrigado a conviver com ela pelo resto da vida.
Tatuagem não precisa mais ser definitiva
De harmonia com Marisa Peraro, sócia-diretora da clínica Pró-corpo Estética, tatuagem não precisa mais ser definitiva, visto que existem técnicas capazes de removê-las completamente. É com essa esperança que Karina Costa aposta na remoção de uma tattoo.
Na idade da faculdade e com pouco quantia, Karina tatuou um traçado que a sua mãe havia feito para ela na puerícia. Mas o resultado não foi o esperado. De lá para cá, ela planeja fazer alguma coisa com a tatuagem que fica no ombro e está sempre exposta – o que a desagrada bastante.
“Resolvi que a remoção de tatuagem é a melhor opção. Conversei com especialistas que me deram a segurança de que é um procedimento seguro. Finalmente vou poder olhar o espelho sem o multíplice de querer esconder a tatuagem malfeita. Agora sei que me sentirei muito ao usar regatas, até a minha autoestima ficará melhor”, explica.
Principais dúvidas sobre o procedimento
Apesar de não ser um procedimento novo, ainda existem muitas dúvidas sobre o processo de remoção de tatuagem. Por esse motivo, a Pró-corpo – clínica especializada em tratamentos estéticos – responde a alguns questionamentos sobre o tratamento.
1. Porquê funciona a remoção da tatuagem?
Por meio da emissão de luz sobre o sítio da tatuagem, o aparelho de remoção clareia pouco a pouco a superfície, vaporizando a secção superficial da pele e absorvendo outra secção do pigmento pelo sistema imunológico do paciente. A penetração do laser chega até a derme e, devido ao calor emitido pelo aparelho, pode originar qualquer incômodo.
Posteriormente a emprego do laser, a pele tende a formar uma crostícula protetora que leva de 7 a 10 dias para se desfazer. Dentro de um período de aproximadamente 30 dias, nota-se que a pele volta a apresentar seu paisagem procedente, mas ainda com falhas do pigmento – que são os resquícios da tatuagem.
2. Quanto tempo vagar para remover completamente a tatuagem?
A duração do processo varia de harmonia com o tamanho da tatuagem. O pausa entre as sessões pode ser de, no mínimo, um mês. Mas, geralmente leva muro de 45 a 60 dias, dependendo da cicatrização completa do sítio. Quanto maior o pausa, maior será o aproveitamento da sessão.
3. Quais cores são mais fáceis de remover?
Pigmento preto e/ou escuro.
4. Quais são os cuidados que se deve ter com a pele antes, durante e depois do procedimento?
É importante seguir as recomendações, porquê não expor a tatuagem ao sol durante todo o tratamento e utilizar pomadas hidratantes e filtro solar, para que os resultados da emprego do laser sejam de uma pele íntegra e sem manchas.
5. Tatuagens antigas são mais difíceis de tirar?
Não necessariamente. As tatuagens antigas têm uma qualidade de tinta subordinado, o que facilita o processo de quebra do pigmento. Em contrapartida, elas são muito misturadas com outros pigmentos, o que dificulta, em alguns casos, o processo.