Beautyartist explica quais formatos utilizar e a higiene correta para cada pincel
Os pincéis desempenham um papel fundamental na geração de qualquer maquiagem, desde a emprego da base até o remate. Apesar de já terem um lugar guardado na penteadeira, muitas dúvidas ainda surgem sobre os vários modelos disponíveis, uma vez que utilizá-los corretamente e cuidar deles. Para esclarecer essas questões, a beautyartist parceira de Belliz, Camila Bazaga, desvenda 5 mitos e verdades sobre os pincéis de maquiagem. Confira!
É provável usar o mesmo pincel para várias funções
MITO. A profissional labareda a atenção para dois pontos principais: cada pincel tem seu formato específico para satisfazer uma função e, assim, entregar o melhor desempenho, seja nos olhos ou na face. E o outro motivo para ter um pincel talhado a cada lanço da make é por desculpa da higiene. “Não é lícito permanecer misturando mais de um resultado em um único secundário, o resultado será ruim e acumulará resíduos de diferentes produtos”, diz Camila.
É preciso ser profissional para usar diversos modelos de pincel
MITO. A profissional ressalta que é recomendado, para quem está começando, que os pincéis escolhidos sejam os clássicos, uma vez que um para blush, um para a base e outro para o corretivo, e dois modelos para os olhos são o suficiente. “Conforme você vai pegando a prática, a variedade de pincéis pode ir crescendo e, dessa forma, a maquiagem vai se aperfeiçoando; isso é válido para qualquer pessoa, e não somente para quem trabalha com isso”, explica.
A limpeza do pincel influencia a saúde da pele
VERDADE. Camila explica que, quanto mais tempo os pincéis ficam sem saneamento, mais bactérias eles acumulam em suas cerdas. Segundo ela, a limpeza dos pincéis, além de influenciar a saúde da pele, evitando o obturação dos poros e o surgimento da acne, tem impacto direto no resultado da maquiagem.
“Sabonete ou shampoo neutro são as melhores opções para se ter em mansão e realizar essa limpeza sempre que quiser. Usar o pincel higienizado faz com que deslize na pele com maior facilidade e não absorva mais resultado do que o normal. Ou por outra, com a limpeza em dia, as cerdas estarão sempre macias e conservadas, aumentando a vida útil do secundário”, completa. A profissional recomenda ainda que, caso o uso seja feito diariamente, a saneamento seja feita a cada 15 dias.
Passar batom com pincel torna a fixação do resultado mais possante
VERDADE. Muita gente não sabe, mas o pincel consegue preencher melhor os lábios, dando mais cobertura e remate. “Principalmente quando os batons são coloridos ou escuros, o pincel pode ser considerado indispensável. Esses tons precisam ser espalhados com maior precisão para que não fiquem manchados e, dessa forma, a cor fica muito mais viva nos lábios”, explica a maquiadora.
Usar pincel deixa a maquiagem mais carregada
MITO. “Muitas vezes, as pessoas preferem a esponja úmida ou até mesmo usar as mãos, com temor de que o pincel deixe muito resultado na pele, mas o que vai prescrever se a maquiagem vai permanecer carregada ou mais ligeiro é a quantidade de resultado que se aplica e a forma de infligir”, diz Camila.
Por Beatriz Peloche