Quem nunca se deparou com unhas quebradiças e frágeis? Infelizmente, esse extenuação é bastante generalidade, já que as mãos estão muito expostas e acabam sofrendo com agressões físicas e químicas continuamente. Todavia, estabelecendo cuidados diários é verosímil mantê-las saudáveis, fortes e bonitas.
“O extenuação das unhas pode ser motivado por inúmeros fatores, sendo muitas vezes causado por hábitos prejudiciais, uma vez que roer as unhas ou colocá-las em contato com produtos químicos, sem proteção, ou até pela carência de algumas vitaminas na alimento”, explica o dermatologista Jardel Dair Rebento,
Por isso, a seguir, confira 5 dicas para deixar as suas unhas mais fortes e bonitas!
1. Tenha uma alimento saudável e equilibrada
Os hábitos alimentares influenciam na saúde das unhas. Finalmente, muitos víveres atuam na formação não só das unhas uma vez que também dos cabelos e da pele. Por isso, é fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Entre alguns dos víveres recomendados, estão as carnes vermelhas, castanha-do-pará, feijoeiro, couve, camarão, leite, gema de ovo, banana, ameixa e, principalmente, chuva.
2. Hidrate as unhas e as cutículas
Um rotina que deve ser uniforme na rotina de cuidados com as unhas é a hidratação. Os hidratantes restauram a estrato superficial delas, responsável por impedir a perda de chuva, forçoso para mantê-las hidratadas e saudáveis. Isso também evita que elas sofram com agressões externas, se tornem ressecadas e enfraquecidas. Essa dica vale para as unhas das mãos e dos pés.
3. Desvelo com os produtos de limpeza
Se há o hábito de usar muitos produtos de limpeza, é preciso tomar ainda mais desvelo. Quando for lavar a louça, por exemplo, o ideal é utilizar luvas de borracha, impedindo mal as unhas e cutículas entrem em contato direto com os agentes químicos. Existem luvas que possuem algodão no interno e borracha por fora, essas são ainda melhores.
4. Remova o esmalte com produtos específicos
Ao retirar o esmalte, prefira o removedor ao invés da acetona, pois esse último pode danificar as unhas, causando extenuação, inflamação na cutícula e contaminação por fungos. Enquanto isso, o removedor retira o resultado sem manchar e ainda hidrata a região.
5. Evite roer as unhas
Para fortalecer as unhas, é fundamental evitar roê-las, já que o hábito pode originar microtraumas na região, tornando-as frágeis e suscetíveis a quebras e contaminação por bactérias. Para evitar o problema, o recomendado é utilizar um esmalte ou base e sempre manter as unhas cortadas e lixadas.
Por Mariana Nakamura