Para manter cabelos cacheados e crespos bonitos e saudáveis, é importante seguir uma rotina de cuidados, pois pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Porém, em primeiro lugar, vamos diferenciar os dois tipos de fios. De pacto com especialistas, os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, enquanto os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio.
“Os fios crespos, por serem espiralados desde a raiz, dificultam a transmigração da oleosidade proveniente do cabelo do topo até às pontas. Isso os torna mais ressecados e volumosos. Os cabelos cacheados precisam receber totalidade atenção nas pontas, que também ficam sem oleosidade proveniente”, esclarece o hair stylist Ruben Navarro.
1. Zelo com a temperatura da chuva
Apesar de ser inviável tomar banho indiferente no inverno, a subida temperatura da chuva é prejudicial para todos os tipos de cabelo e para a pele. “No caso dos cabelos crespos e cacheados, por serem menos resistentes e ressecarem com muita facilidade, o zelo deve ser reduplicado, para que não fiquem com o vista maltratado. A temperatura ideal para lavar os fios é a mais próxima da temperatura envolvente. Assim, você não tem uma vez que errar”, aconselha Ruben Navarro.
2. Lave o cabelo de pacto com a propriedade do fio
A quantidade de vezes que você deve lavar os cabelos depende muito da sua preferência e das características dos fios. “Os cabelos crespos e os cacheados devem ser lavados de duas a três vezes por semana, para que não retire a proteção proveniente da oleosidade desses fios, visto que eles ressecam com maior facilidade”, sugere Ruben Navarro.
3. Penteie os fios molhados
A hora do banho ou logo em seguida, com os cabelos ainda molhados, é a mais indicada para pentear os cabelos crespos ou cacheados. “Os cabelos só devem ser penteados quando estiverem molhados, e os pentes ideais para levante tipo de fio são os de dentes largos, até mesmo de madeira. As escovas ideais são as de cerdas naturais para que não quebrem os fios que têm pouca flexibilidade. Nunca se deve pentear os fios secos, para que não ganhem volume nem frizz indesejáveis”, ensina o hair stylist.
4. Utilize creme de pentear
Posteriormente lavar os cabelos e penteá-los, é indispensável a utilização de um creme sem enxágue. “Os cremes para pentear são de suma valor para esse tipo de fio, podem ser utilizados diariamente. Opte por um leave-in, que é mais ligeiro e não sobrecarrega os fios”, indica Ruben Navarro.
5. Faça nutrição, hidratação e reconstrução com frequência
Segundo o perito, as nutrições e as hidratações nos fios devem ser feitas, no mínimo, a cada cinco dias, e pode ser feita uma reconstrução nos fios a cada 15 dias. “É sempre bom ter atenção nas hidratações para que esta fibrilha não se acostume com os produtos aplicados. Portanto, intercale com aminoácidos e proteínas. O ideal para esse tipo de cabelo é utilizar leave-in diariamente”, destaca Ruben Navarro.
A hidratação é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o clarão, a macieza, a flexibilidade e a forma dos cachos. Essa hidratação deve moderar produtos enriquecidos de agentes umectantes, fortalecedores, hidratantes e emolientes, tais uma vez que: ceramidas, proteínas do leite e da seda, semente de trigo, soja, extratos vegetais e queratina, além do silicone para impedir a saída de chuva, desarmar os fios e definir os cachos.