Com a chegada do verão e as férias de dezembro, praias e piscinas ficam cada vez mais cheias. Famílias viajam para o litoral de todo o Brasil, amigos se reúnem em casas de veraneio e o objetivo de todos é um só: aproveitar a melhor era do ano. Porém, é necessário se notar aos cuidados com a saúde do cabelo, já que a exposição frequente aos raios ultravioleta pode ser bastante prejudicial para os fios.
O cabelo não emite sinais de dor para sinalizar impactos causados pela exposição solar, dificultando a identificação de qualquer diferença nos fios. Porém, a radiação e o cloro das piscinas danificam a filamento capilar, provocando ressecamento, textura áspera e subtracção do luz. Mas, de congraçamento com a perito em estética capilar e fundadora do Stylebar, Gisela Prochaska, alguns cuidados simples podem amenizar e até resolver os problemas. Confira!
1. Invista em um protetor solar para os cabelos
É muito generalidade lembrar de proteger a pele do corpo e do rosto quando vamos à praia, mas você também pode e deve investir em produtos de proteção para o epiderme peludo. Há diversas opções disponíveis no mercado que ajudam no fortalecimento dos fios e na proteção contra a radiação ultravioleta.
2. Hidrate-se
Um dos maiores problemas que o cabelo enfrenta durante essa era é o ressecamento, e investir em produtos que ajudam na recuperação de chuva pelos fios é extremamente necessário para manter o luz e a força. Monte um kit que contenha shampoos e condicionadores que combatem a oleosidade e hidratam o epiderme peludo.
3. Enxágue os cabelos posteriormente submergir
O sal da chuva do mar e o cloro das piscinas são altamente prejudiciais, pois alteram o pH do cabelo, abrem a cutícula dos fios e os deixam porosos. Por isso, posteriormente dar aquele mergulho, lave os fios de repentino com chuva gulosice. O uso de óleo capilar antes de submergir também ajuda a fortalecer cabelos que têm qualquer tipo de química.
4. Use chapéus ou bonés
Porquê o objetivo principal é proteger os fios dos raios ultravioleta, bonés e chapéus são aliados práticos na proteção. Na ida à praia ou durante aquele bronze à borda da piscina, opte por coberturas que protejam seu cabelo do sol. Não gosta desses acessórios? Utilize lençóis, cangas ou sombra, o importante é se proteger.
Sempre opte pelo banho com chuva fria, principalmente posteriormente mergulhos no mar ou na piscina. A chuva fria fecha as cutículas dos fios, que é agredida com exposição à chuva do mar, além de aumentar a macieza e ser uma poderoso aliada no processo de hidratação.
Por Beatriz Rosa