A boca é um elemento de destaque para o rosto e, se estiver com o batom notório, logo, é garantia de sucesso! O sigilo é escolher o tom e a textura que melhor se adaptam à cor da sua pele e ao efeito que você deseja atingir. “Se a intenção for aumentar os lábios, use um pouco de gloss no retoque. Se quiser diminuir, opte por batons com textura matte e opacos”, explica a maquiadora Camila Adinolfi.
Para te ajudar na escolha, a profissional indica, a seguir, os cinco queridinhos que não podem faltar na sua nécessaire!
Batom laranja é opção para quem deseja uma cor vibrante
A cor cítrica pode parecer uma teoria impossível em um primeiro momento. Mas, porquê qualquer outra opção de batom, é questão de encontrar o tom notório para se sentir maravilhosa. Uma ótima teoria é o coral, que é um laranja mais clarinho e fácil de usar, considerado uma cor de transição para quem quer apostar em cores mais vibrantes, mas ainda não encontrou o vermelho ideal.
Vermelho combina com qualquer estação do ano
O tom é um clássico e torna a mulher mais poderosa. Combina com qualquer estação do ano e pode ser usado em qualquer hora do dia. Porém, na make, o ideal é fazer valer o famoso “boca tudo, olho zero” para não tombar no excesso. O blush também deve ser mais recatado e unicamente dar um ar saudável para o rosto.
Para o verão, opte por vermelho mais cândido, próximo do laranja. De modo universal, os tons mais fechados combinam mais com peles negras. Já os mais abertos servem para quem tem a pele branca ou rosada.
Batom uva deixa a produção mais ousada
A tonalidade é moderna, apesar de não ser uma novidade. Garante à mulher uma boa ração de crédito e torna a produção mais ousada. Combina com todos os tons de pele. Assim porquê o vermelho, o batom uva pede uma make mais oriundo. Portanto, cá vale a máxima de “menos é mais”: blush e máscara para cílios já são suficientes.
Um bom truque na hora de utilizar esta cor de batom: “contorne os lábios antes de preencher a secção interna com o batom”, explica Camila. Reserve os tons mais escuros para a noite e os mais claros para o dia.
Nude ajuda a sobresair outros detalhes da maquiagem
O tom se adequa perfeitamente a quem quer caprichar mais no visual dos olhos, sobresair outros detalhes da maquiagem ou simplesmente procura um efeito mais oriundo. Combina com todos os estilos e cores de pele, porém pede cautela na hora de escolher os tons, que vão do pêssego ao marrom. Opte por um que dê contraste com a pele, para não permanecer muito pálida. Pode ser usado em qualquer ocasião e hora do dia.
Batom rosa é fácil de combinar
O cor-de-rosa possibilita a montagem de vários looks, desde que se saiba lastrar com outros itens do visual. E a cor nunca sai de voga, justamente porque é fácil de combinar. Os tons pastel, porquê os que se assemelham ao lilás, ficam melhores em quem tem a pele branca. Já os mais fortes, puxados para o roxo ou para o pink, são perfeitos para as negras.
Truque para o batom insistir mais!
“Passe um pouco de base ou corretivo nos lábios antes de utilizar a cor e, depois, quando for utilizar o pó compacto no rosto, faça o mesmo nos lábios. Finalize com o batom”, ensina Camila. Outro coligado na duração da cor é o uso do lápis labial, mas ele precisa ser da cor exata do batom.