A tendência zero mais é do que um conjunto de opiniões e gostos, assim porquê modos de agir, viver e sentir coletivos. No Brasil, a tendência vem passando por mudanças e acompanhando tendências das principais capitais que inspiram estilistas, porquê Milão e Paris.
A tendência brasileira teve sua origem diretamente relacionada ao período colonial, o início da vida dos imigrantes em nosso país trouxe consigo os seus costumes e tradições. Diante disso, é provável constar que a forma do brasiliano se vestir tem possante influência dos negros africanos, europeus e nativos indígenas.
Quem são os criadores de tendências?
Em sua visão, Anne Garcia, empresária, estilista e influenciadora ítalo-brasileira, comenta que somos nós mesmos que espalhamos as tendências pelo mundo, pois as marcas pesquisam os nossos gostos, observam as ruas e, com bastante estudo e pesquisas, conseguem identificar qual é a principal tendência de consumo e de mercado da atualidade.
“Em tempos de crise, a tendência se mostra cada vez mais minimalista; em tempos de ouro, a tendência aparece com mais ostentação. Com a população preocupada cada vez mais com o meio envolvente, a tendência tem aparecido mais sustentável e responsável. Portanto, quem determina as tendências somos nós, consumidores, e a situação em que estamos vivendo na atualidade”, diz a estilista.
A seguir, Anne Garcia indica as peças que estão em destaque em 2023. Veja!
1. Calças e jaquetas oversized
Nos dias atuais, para Anne Garcia, as brasileiras têm apostado mais nas tendências porquê calças missão, com muitos bolsos, jaqueta oversized e nos sutiãs, usados porquê tops. “Acredito que ainda querermos manter o conforto é um revérbero pós-pandemia. Continuaremos levando conforto na tendência por muitas estações”, afirma. “As peças confortáveis, coloridas e cheias de fulgor, se provável com alguma transparência, não podem faltar na elaboração de looks em 2023”, alerta.
2. Blazers e cropped
Para a estilista, peças diferentes que tragam sofisticação também estão em subida leste ano. “Os blazers também se manterão em evidência, mas porquê alguma coisa extra. Outra peça que entrou para o sabor das brasileiras e promete permanecer ainda por muito tempo são os tops croppeds”, conta a técnico. “As texturas e elementos ousados se tornarão comuns. O nosso país é tropical, com isso, deixa os nossos estilos e looks super diversificados”, completa.
3. Jeans
Já o famoso jeans é uma tendência que sempre estará presente e cada vez mais possante e renovado, por isso dificilmente sairá de tendência, por se tratar de uma peça que é considerada um clássico e, ao mesmo tempo, versátil. Para a estilista, esse é o poder do jeans: “todo mundo conhece ou já provou”. Aliás, ele transita por todas as classes.
Por Mayra Maciel