Início Turismo 10 estátuas de Zumbi dos Palmares para conhecer – 10/12/2023 – Guia...

10 estátuas de Zumbi dos Palmares para conhecer – 10/12/2023 – Guia Negro

66
0


Zumbi dos Palmares foi líder do maior quilombo das Américas: Palmares. Esteve avante da resistência e defendeu a liberdade para o povo preto em uma era quase impossível no Brasil. A data da sua morte, 20 de novembro de 1695, marca o Dia da Consciência Negra, um dia de luta e celebração dos legados da diáspora africana.

Sua existência e até mesmo seus feitos são insistentemente negados. Mas sua história persistiu e hoje Zumbi faz secção do livro dos heróis do Brasil. O 20 de novembro é feriado também em mais de milénio cidades brasileiras, além do estado de Alagoas e a partir desse ano no estado de São Paulo. Uma lei foi aprovada pelo Congresso e Senado para a instituição do feriado pátrio na data e aguarda agora a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pretérito novembro, quando o tema da negritude ganha os holofotes e atenção merecidos, e, enquanto aguardamos o novo feriado, te convido a saber 10 estátuas de Zumbi do Palmares espalhadas por várias cidades brasileiras. É provável fazer um tour pelo país, conhecendo as esculturas do nosso herói assim uma vez que acontece na África do Sul com Nelson Mandela, líder do movimento contra o apartheid e ex-presidente do país, que possui diferentes monumentos espalhados por diversas cidades sul-africanas.

Ao contrário de Mandela, não temos estátuas de Zumbi com mais de cinco metros de fundura ou em tamanho representativo, uma vez que ocorre com Borba Gato, monumento que representa um bandeirante em São Paulo, que mede 13 metros e foi mira de protestos com incêndio. Há ainda diversas situações de deserção, depredação e pixação. Até por isso há a influência de visitar e registrar as esculturas.

Conheça 10 monumentos de Zumbi dos Palmares:

1 – São Paulo

Localizada na Terreiro Antônio Prado, no meio idoso, a estátua foi inaugurada em 2016. A obra de bronze foi criada pelo artista plástico José Maria Ferreira dos Santos e foi instalada no sítio onde ficava a antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos, onde aconteciam ritos religiosos e manifestações culturais uma vez que as congadas.

2 – Recife

Fica na Terreiro do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no meio do Recife, sítio em que o líder de Palmares teve sua cabeça exposta depois sua morte para provar que era mortal – existia uma mito de que Zumbi era imortal. Tradicional ponto de encontro dos movimentos sociais, a terreiro ganhou a estátua em 2004.

3 – Salvador

Na Terreiro da Sé, 115, no Pelourinho, o monumento tem 2,20 metros de fundura e pesa 300 quilos. A estátua de 2008 é assinada pela artista plástica Márcia Magno e representa o herói de Palmares uma vez que guerreiro. A lança empunhada por Zumbi na representação foi roubada em 2018 e substituída por uma novidade em 2019.

4 – Aracaju

Na Orla de Atalaia, passou a integrar em 2012 o espaço “Monumento aos Formadores de Nacionalidade” que já trazia estátuas de figuras uma vez que Tiradentes, D. Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias, José Bonifácio e a Princesa Isabel. Feita em bronze, a estátua de Zumbi mede 1,80 metro e foi produzida pelo estatuário Léo Santana.

5 – Brasília

O busto fica em frente ao Conic, no Setor de Diversão Sul, e foi inaugurado em 20 de novembro 1995, a pedido da Médio Única dos Trabalhadores (CUT) do Região Federalista em homenagem aos “300 anos de imortalidade” do líder do Quilombo dos Palmares. O busto passou um tempo encoberto por placas que foram retiradas em 2015.

6 – Maceió

Localizada no Meio Histórico de Maceió, a Terreiro dos Palmares, tem nome homenageando o quilombo liderado por Zumbi, só recebeu a estátua do líder em 2021, representado o herói quebrando grilhões de uma sociedade escravocrata. A estátua é feita em granito pelo artista Joseildo da Costa e doada pelo professor Edson Moreira.

7 – Rio de Janeiro

Localizado na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Sambódromo, o monumento foi inaugurado em 1986. No dia da inauguração, um grande show aconteceu na Terreiro XI com a presença de mães-de-santo, afoxés e grupos de dança negra. Desde que foi inaugurado, o monumento sofreu pichações que tem sido removidas.

8 – Niterói (RJ)

A estátua em bronze com 2 metros de fundura, foi instalada no Gragoatá, próximo à ingressão do campus da Universidade Federalista Fluminense (UFF). O trabalho é do estatuário, artista plástico e pintor niteroiense Rodrigo Pedrosa e foi reivindicada pelo Fórum de Mulheres Negras de Niterói. A superfície tem grande concentração artística e vida noturna movimentada.

9 – Bauru (SP)

O busto fica na Terreiro da África, entre a avenida Nações Unidas e a Rua Júlio Prestes, e foi instalado em 2019. Feito em pedra ônix na cor preta foi confeccionado pelo estatuário mineiro Claudiano Resende Mendonça. Desde 2021, recebe eventos de lavagem e estirão contra o racismo e pela tolerância religiosa.

10 – Maringá (PR)

O busto fica na Terreiro Zumbi dos Palmares, no Jardim Santa Felicidade. A terreiro foi reconhecida pela lei municipal n° 4.044/96 uma vez que patrimônio físico, histórico e representativo da comunidade negra de Maringá. Mesmo assim, a estátua de Zumbi passou anos sem placa, enquanto a terreiro esteve abandonada e recebeu diversos pedidos de manutenção por secção dos moradores.

Há ainda monumentos a Zumbi em Santos (SP), na Avenida Afonso Pena, 173, Macuco; no Museu Afro Brasil, em São Paulo; no Largo do Rosário, em Olinda; e União dos Palmares (AL).

Você conhece outros?

Deixe seu glosa cá.

Artigo anteriorConheça o hotel ‘mais fotografado do mundo’ no Canadá, que foi palco de conferência secreta durante Segunda Guerra Mundial | Globo Repórter
Próximo artigoVeja os melhores exercícios para prevenir dor no pescoço – 10/12/2023 – Equilíbrio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui